Carregando... aguarde
Justiça apreende peças egípcias do Met de Nova York - Guia das Artes
Justiça apreende peças egípcias do Met de Nova York
Justiça apreende peças egípcias do Met de Nova York
Ação faz parte de uma investigação de tráfico internacional que implica um ex-diretor do Louvre de Paris.
inserido em 2022-06-03 20:03:48
Conteúdo

 

A Justiça de Nova York apreendeu cinco antiguidades egípcias do Museu Metropolitano de Arte (Met) em uma investigação por tráfico internacional que implica um ex-diretor do Louvre de Paris.

Entre as antiguidades apreendidas pela Justiça de Nova York estão um retrato fúnebre de uma mulher datado entre os anos 54 e 68 a.C., de cerca de 1,2 milhão de dólares e retalhos de linho pintado com a representação do Livro do Êxodo, de entre 250 e 450 a. C. e avaliados em 1,6 milhão de dólares, segundo um documento judicial obtido pela AFP.

 

O porta-voz do gabinete da Procuradoria de Manhattan afirmou que a apreensão é relacionada "à mesma investigação" aberta em Paris, que acusa o ex-presidente e diretor do Louvre, Jean-Luc Martínez.

Segundo a The Art Newspaper, que revelou a informação, as peças foram adquiridas entre 2013 e 2015 pelo Met Museum de Nova York.

Peça egípcia apreendida no Met pela Justiça de Nova York — Foto: AFP PHOTO / SUPREME COURT OF THE STATE OF NEW YORK' -

Peça egípcia apreendida no Met pela Justiça de Nova York — Foto: AFP PHOTO / SUPREME COURT OF THE STATE OF NEW YORK' -

Consultado nesta quinta-feira (2) pela AFP, o museu mencionou uma nota anterior na qual afirmou ser "vítima de uma organização criminal internacional" e garantiu que estava disposto a "colaborar" com as autoridades.

Em 2019, o grande museu de Nova York devolveu ao Egito um sarcófago dourado que comprou em 2017, mas que havia sido roubado em 2011. O Met precisou interromper uma exposição dedicada ao túmulo em homenagem à Nedjemankh, o sacerdote de Deus com a cabeça de carneiro Heryshef.

 

A investigação parisiense tenta esclarecer se o Louvre de Abu Dabi adquiriu algumas das centenas de peças roubadas durante a denominada Primavera Árabe e suas revoltas massivas em vários países do Oriente Próximo e Médio em 2011.

 

Fonte: G1

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais