Na imaginação e no traço do ilustradorArmando Veve, o passado e o futuro se encontram em um tempo fora do tempo – onde os livros científicos parecem se tornar detalhadas pinturas surrealistas, e a crítica social se torna parte de um imenso gabinete de curiosidades – e loucuras desenhadas.
Sombrio e ao mesmo tempo sedutor, fantástico e até cômico, o trabalho de Veve parece indefinível – combinando influências tão diversas quanto litografia, antigos desenhos científicos, colagens e incríveis ilustrações medievais.

Antigas ilustrações científicas e imaginações do futuro se encontram no trabalho de Veve
Veve vem sendo reconhecido como ilustrador em publicações importantes diversas, livros e outros trabalhos assinados pelo artista – que inclui pitadas de filosofia e psicologia entre os temas de fundo de suas ilustrações. O resultado às vezes é de tal forma desafiador e intrigante que os desenhos podem lembrar o efeito provocado pelo trabalho de alguém como o artista M. C. Escher, tanto pelo impacto visual quanto pelo sentido reflexivo e simbólico de cada imagem criada.

Críticas sociais são parte do repertório crítico do trabalho

A psicologia também influencia Veve

Botânica surrealista na pena do artista

Dilemas filosóficos se traduzem em ilustrações
Recentemente Veve ilustrou um livro do poeta estadunidense Edgar Allan Poe – cuja poesia também transita entre o sombrio e o reflexivo, o filosófico e o crítico – e também desenvolveu um baralho ilustrado com seu traço inconfundível. “Seja desenhos absurdos da atualidade para a National Geographic ou alucinações temáticas para o New York Times, os impulsos precisos, surrealistas e fantásticos de Veve são reconhecíveis”, diz o texto de apresentação do deck de cartas feito especialmente pelo artista – e vendido no site Art of Play.

Uma das cartas criadas pelo artista

O baralho de Armando Veve
Reconhecimento de Veve
Seu trabalho já estampou as páginas de publicações como o New York Times, a revista New Yorker, National Geographic e muito mais – o artista foi listado alguns anos atrás pela revista Forbes como uma das pessoas mais influentes com menos de 30 anos. “As criaturas fantásticas, os objetos absurdos e as fantasias exóticas de Veve combinam com sua visão criativa única – uma montagem mítica de ideias que agitam a imaginação e aceleram o pulso”, diz o texto. “Passeie pelas ilustrações e se maravilhe com o mistério da criação que evoca ecos de Bosch, Escher e Dali”.

Escher e Dali estão entre as influências diretas de Veve

Os animais se tornam personagens surreais