Carregando... aguarde
Google Arts&Culture promove arte contemporânea com a Fundação Iberê Camargo - Guia das Artes
Google Arts&Culture promove arte contemporânea com a Fundação Iberê Camargo
Google Arts&Culture promove arte contemporânea com a Fundação Iberê Camargo
A Fundação Iberê Camargo participa da nova etapa do projeto do Google Arts & Culture chamado “O que é Arte Contemporânea”.
inserido em 2018-03-07 19:30:38
Conteúdo

A iniciativa global conta com o conteúdo de 50 instituições parceiras ao redor do mundo para disponibilizar ao público mais de sete mil obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e outras peças aclamadas pela crítica nos séculos XX e XXI.

 

No Brasil, o projeto “O que é Arte Contemporânea” foi desenvolvido em colaboração com a Fundação Iberê Camargo e mais outras 14 instituições culturais de renome para trazer 50 exposições, com mais de 3.200 obras, que revelam detalhes da arte contemporânea brasileira. É possível conferir em alta resolução mais de 500 obras capturadas pela Art Camera do Google, realizar seis tours pelas instituições parceiras pelo Street View e também dois passeios em Realidade Virtual pela Fundação Iberê Camargo, única instituição do projeto a apresentar esse recurso imersivo e ainda pouco explorado.

A Iberê é parceira do Google desde 2013. Para o projeto de Arte Contemporânea, apresenta em especial duas narrativas que pontuam relações que a produção de Iberê pode ter com as práticas chamadas contemporâneas, além de visita virtual com áudio guia à exposição “Depois do Fim”, que esteve em cartaz entre maio e setembro de 2017 e que apresentou mais de 50 obras de artistas modernos e contemporâneos.

Para Gustavo Possamai, responsável pelo projeto na Iberê,? “a plataforma amplia e promove o acesso a coleções, muitas delas inacessíveis pela distância geográfica ou pelo fato de as obras apresentadas on-line não encontrarem-se em exposição. Amplia, ainda, o intercâmbio de culturas através do contato com patrimônios artísticos das mais variadas origens, diluindo fronteiras e fortalecendo a empatia”.

“No caso da participação da Fundação Iberê, é especialmente importante para a comunidade gaúcha por sermos, ainda, a única instituição do Estado incluída no projeto, por disponibilizarmos conteúdo sobre artes visuais relacionado a mais de 500 itens que podem ser desfrutados por variados públicos, inclusive alunos e professores em atividades pedagógicas, estimulando a interação com arte, cultura e educação”.

 

Fonte: jornaldamidia

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais