Carregando... aguarde
França proíbe exportação de obra-prima do século 13 encontrada em cozinha de idosa - Guia das Artes
França proíbe exportação de obra-prima do século 13 encontrada em cozinha de idosa
França proíbe exportação de obra-prima do século 13 encontrada em cozinha de idosa
A descoberta de uma pintura do século 13 pendurada em cima do fogão de uma senhora de 90 anos no norte da França surpreendeu o mundo da arte em setembro de 2019.
inserido em 2020-01-30 13:23:26
Conteúdo

 

A obra é do pintor italiano Cenni di Petro Cimabué, um importante artista pré-renascentista e se chama O Escárnio de Cristo.

A pintura foi vendida em um leilão em outubro por 24 milhões de euros, ou 108 milhões de reais, para um comprador nos EUA.

No entanto o quadro ainda não foi enviado, porque o governo francês barrou sua exportação por 30 meses na tentativa de arrecadar fundos para incluir o quadro no acervo do Louvre. O quadro foi declarado um tesouro nacional.

Como O Escárnio de Cristo foi encontrado

A pequena obra, de apenas 20,3 por 28,5 centímetros, foi encontrada por uma leiloeira durante uma visita à casa de uma idosa perto da cidade de Compiègne, que fica a 90 km ao norte de Paris.

A senhora estava se mudando para uma casa de repouso e um inventário seria realizado antes que a casa fosse esvaziada.

Pintura O Escárnio de Cristo do final do século 13 do florentino Cimabue, também conhecido como Cenni di PepoA pintura alcançou impressionantes 108 milhões de reais em um leilão semanas depois de ser encontrada pendurada sobre um fogão no norte da França

A leiloeira Philomène Wolf encontrou o trabalho pendurado acima das bocas de um fogão na cozinha. Os donos teriam achado que o quadro fosse uma reprodução russa cujas cores foram se apagando com os anos.

A casa já tinha sido vendida. "Eu tive uma semana para avaliar a mobília e esvaziá-la", disse Wolf à imprensa francesa. "Precisei abrir em espaço na minha agenda, senão tudo teria ido para o lixo reciclável."

Avaliado por especialistas em Paris, o quadro foi então identificado como obra de Cimabue e colocado para leilão. O comprador não foi confirmado, mas relatos na imprensa francesa dizem que seria uma dupla de colecionadores chilenos que vivem nos EUA e são especializados em arte renascentista.

Por que a pintura de Cimabue é importante?

Cimabue foi um dos primeiros pintores italianos a fugir do estilo de arte bizantino, mais formal, mas uma representação mais realista das pessoas. É fácil de entender por que O Escárnio de Cristo foi confundido por um ícone bizantino: os trabalhos do pintor eram produzidos em painéis de madeira, com o fundo em tinta dourada.

Conhecido como pintor de afrescos em Florença e Roma, ele sinalizou o começo da Renascença Florentina e acredita-se que foi o professor de Giotto, o grande artista florentino do século 14.

Seu Escárnio de Cristo é um de três painéis que sobreviveram de sua obra Díptico da Devoção, pintada por volta de 1280. Os outros dois estão na Galeria Nacional de Londres e na Galeria Nacional de Nova York.

O ministério da Cultura francês disse em uma nota que o Escárnio de Cristo estava em boas condições e tinha mais detalhes do que os outros dois painéis de Cimabue, mostrando um nova forma de expressão, especialmente "um tratamento humanístico e visível da face de Jesus, as expressões faciais das pessoas e o espaço".

A pasta disse que o ministro da Cultura, Franck Riester, seguiu a recomendação da Comissão Nacional de Tesouros ao bloquear a exportação da peça. A idea é que o governo levante fundos para comprar a obra e exibi-la no Louvre, em Paris, ao lado de outro trabalho de Cimabue, o Maestà de Santa Trinita.

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50903182

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais