Carregando... aguarde
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes! - Guia das Artes
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes!
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes!
inserido em 2017-10-05 16:55:53
Conteúdo

Mais uma polêmica em torno da tão comentada exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que teve a exibição encerrada no Santander Cultural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no mês passado após inflamadas manifestações articuladas pelo Movimento Brasil Livre (MBL). A notícia de que o MAR, Museu de Arte do Rio, receberia a exposição acaba de cair por terra, e apesar de o conselho que define a programação do museu ter deliberado pela vinda da exposição, a exibição não será realizada por decisão do prefeito Marcelo Crivella.

Em tom de deboche, Crivella diz: “Saiu no jornal que vai ser no MAR. Só se for no fundo do mar”. Após o anúncio, o prefeito encomendou à secretária de Cultura, Nilcemar Nogueira, que estudasse como impedir a exposição. “A população do Rio não tem o menor interesse em exposições que promovam zoofilia e pedofilia”, frisa Crivella no vídeo.

Obras que estavam na exposição ‘Queermuseu’; “Criança viada travesti da lambada” e “Criança viada deusa das águas”, da artista Bia Leite; e “Cruzando Jesus Cristo Deusa Schiva”, de Fernando Baril || Créditos: Divulgação

Em comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Cultura afirmou que o Conmar (Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio) não é um conselho deliberativo e, por isso, não possui poder de veto ante decisões da prefeitura, que, segundo a nota, já havia se posicionado “claramente” pela não realização de “Queermuseu” no MAR e afirma que “discussões sobre diversidade, respeito às diferenças e inclusão têm sido colocadas em pauta pela atual gestão, de forma democrática e participativa, e um exemplo disso é a programação que a Secretaria Municipal de Cultura elaborou para o mês de outubro — no calendário oficial da Prefeitura — que terá 16 atividades cuja tônica é a discussão da diversidade sexual e de gênero”.

Já em nota divulgada na última terça-feira, rebatendo a Secretaria Municipal de Cultura, a Conmar lamenta “o modo como este debate tem sido inflamado por intensas polêmicas, que levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro, por ser este um museu de sua rede municipal de equipamentos culturais, a solicitar a não realização de ‘Queermuseu no MAR”. Ainda segundo o texto, o conselho se diz favorável à exibição da mostra, bem como a de qualquer outra atividade que contribua com a arte.

Em tempo: o Parque Lage, no Rio de Janeiro, pode ser o destino da mostra “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”. De acordo com o diretor-presidente da instituição, Fabio Szwarcwald, em comunicado oficial, a exposição pode ser exibida na Escola de Artes Visuais. “Nós somos uma escola de arte livre, que acredita no ensino aberto, não seriado, baseado no exercício de liberdade e na porosidade entre arte e todas as ciências. Como diz Mario Pedrosa, a arte é o exercício experimental da liberdade. A Queermuseu tem uma questão interessante sobre a nossa sociedade que deve ser conversada”, diz.

O único problema apontado é a verba limitada que a instituição possui. “O custo de trazer uma exposição como essa. Não temos dinheiro. Precisamos de um apoiador cultural que nos ajude a realizá-la neste momento. Também criaríamos um grande fórum para conversarmos sobre o conteúdo da exposição, contemplando todas as diversidades, sem preconceito”, entrega. Boa sorte!

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais