Carregando... aguarde
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes! - Guia das Artes
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes!
Fora do Museu de Arte do Rio, exposição ‘Queermuseu’ pode ser exposta no Parque Lage. Aos detalhes!
inserido em 2017-10-05 16:55:53
Conteúdo

Mais uma polêmica em torno da tão comentada exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que teve a exibição encerrada no Santander Cultural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no mês passado após inflamadas manifestações articuladas pelo Movimento Brasil Livre (MBL). A notícia de que o MAR, Museu de Arte do Rio, receberia a exposição acaba de cair por terra, e apesar de o conselho que define a programação do museu ter deliberado pela vinda da exposição, a exibição não será realizada por decisão do prefeito Marcelo Crivella.

Em tom de deboche, Crivella diz: “Saiu no jornal que vai ser no MAR. Só se for no fundo do mar”. Após o anúncio, o prefeito encomendou à secretária de Cultura, Nilcemar Nogueira, que estudasse como impedir a exposição. “A população do Rio não tem o menor interesse em exposições que promovam zoofilia e pedofilia”, frisa Crivella no vídeo.

Obras que estavam na exposição ‘Queermuseu’; “Criança viada travesti da lambada” e “Criança viada deusa das águas”, da artista Bia Leite; e “Cruzando Jesus Cristo Deusa Schiva”, de Fernando Baril || Créditos: Divulgação

Em comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Cultura afirmou que o Conmar (Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio) não é um conselho deliberativo e, por isso, não possui poder de veto ante decisões da prefeitura, que, segundo a nota, já havia se posicionado “claramente” pela não realização de “Queermuseu” no MAR e afirma que “discussões sobre diversidade, respeito às diferenças e inclusão têm sido colocadas em pauta pela atual gestão, de forma democrática e participativa, e um exemplo disso é a programação que a Secretaria Municipal de Cultura elaborou para o mês de outubro — no calendário oficial da Prefeitura — que terá 16 atividades cuja tônica é a discussão da diversidade sexual e de gênero”.

Já em nota divulgada na última terça-feira, rebatendo a Secretaria Municipal de Cultura, a Conmar lamenta “o modo como este debate tem sido inflamado por intensas polêmicas, que levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro, por ser este um museu de sua rede municipal de equipamentos culturais, a solicitar a não realização de ‘Queermuseu no MAR”. Ainda segundo o texto, o conselho se diz favorável à exibição da mostra, bem como a de qualquer outra atividade que contribua com a arte.

Em tempo: o Parque Lage, no Rio de Janeiro, pode ser o destino da mostra “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”. De acordo com o diretor-presidente da instituição, Fabio Szwarcwald, em comunicado oficial, a exposição pode ser exibida na Escola de Artes Visuais. “Nós somos uma escola de arte livre, que acredita no ensino aberto, não seriado, baseado no exercício de liberdade e na porosidade entre arte e todas as ciências. Como diz Mario Pedrosa, a arte é o exercício experimental da liberdade. A Queermuseu tem uma questão interessante sobre a nossa sociedade que deve ser conversada”, diz.

O único problema apontado é a verba limitada que a instituição possui. “O custo de trazer uma exposição como essa. Não temos dinheiro. Precisamos de um apoiador cultural que nos ajude a realizá-la neste momento. Também criaríamos um grande fórum para conversarmos sobre o conteúdo da exposição, contemplando todas as diversidades, sem preconceito”, entrega. Boa sorte!

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Seg
01/Dez
Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
Sáb
12/Set
Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
Sex
01/Jan
A mulher na Revolução de 32 - Reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução.
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
09/Jul
Linhas de Histórias - O Livro ilustrado em Sete Autores - Haverá também bate-papo com os autores e curadores.
Saiba mais