Carregando... aguarde
Filhas de quilombolas do Maranhão, Yaci e Yara estampam capa da Marie Claire - Guia das Artes
Filhas de quilombolas do Maranhão, Yaci e Yara estampam capa da Marie Claire
Filhas de quilombolas do Maranhão, Yaci e Yara estampam capa da Marie Claire
A história das modelos Yaci e Yara Sá inspira a todos desde muito antes das irmãs gêmeas começarem a conquistar o mundo da moda.
inserido em 2020-01-17 14:45:00
Conteúdo

 

Filhas da agente penitenciaria e costureira Maria Santana, as irmãs nasceram em São Luís do Maranhão, de uma família de origem quilombola da região de Viana, cidade natal de Maria.

A infância pobre trouxe às irmãs a responsabilidade de lutar contra a dura realidade da mulher negra no Brasil, e serem a primeira geração a se formar na faculdade – e foi o que fizeram, anos antes de sequer pensarem em trabalhar como modelos.


Assim, Yaci e Yara contrariaram a lógica que marca a maioria absoluta das trajetórias no universo da moda, no qual as modelos começam a trabalhar ainda adolescentes: somente já devidamente formadas em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão, já com 30 anos foi que as duas, depois de tanto ouvirem que deveriam tentar a carreira, decidiram arriscar os primeiros passos no mundo da moda. Segundo as irmãs, é justamente a origem quilombola que lhes deu os traços fortes e beleza da cor de suas peles, assim como a força para hoje se destacarem como modelos na passarela, nas revistas, e também para a questão da representatividade na indústria.


Em setembro do ano passado, Yaci e Yara estamparam sua primeira capa, para a revista Marie Claire na qual, além de mostrar coleções internacionais que chegaram ao Brasil, também falaram sobre justamente a representatividade e suas trajetórias de vida e como modelos.


As duas capas da edição de setembro da revista Marie Claire.


Feministas, as irmãs têm nas escritoras Djamila Ribeiro e Chimananda Ngozi Adichie, assim como na ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, referências para suas lutas, como mulheres negras, pela força, a elegância, o talento, que as duas agora também exibem nas passarelas e revistas do mundo.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais