Carregando... aguarde
Espera-se que um Basquiat de 1982 alcance mais de US $ 30 milhões na Christie’s Hong Kong, estabelecendo um recorde para um artista ocidental na Ásia - Guia das Artes
Espera-se que um Basquiat de 1982 alcance mais de US $ 30 milhões na Christie’s Hong Kong, estabelecendo um recorde para um artista ocidental na Ásia
Espera-se que um Basquiat de 1982 alcance mais de US $ 30 milhões na Christie’s Hong Kong, estabelecendo um recorde para um artista ocidental na Ásia
A venda mostra confiança no apetite pela arte ocidental na Ásia.
inserido em 2021-02-17 19:50:06
Conteúdo

 

Enquanto as casas de leilão se preparam para entrar em outra temporada com a maior parte do mundo em bloqueio, elas buscam maneiras de garantir que suas vendas ainda pareçam eventos.

Para esse fim, a Christie’s está realizando uma venda de lote único em Hong Kong, dedicada a uma pintura cara de Jean-Michel Basquiat em 23 de março.

A pintura, intitulada Warrior, é de 1982, o ano mais cobiçado de Basquiat, e estima-se que valha entre HK $ 240 milhões e HK $ 320 milhões ($ 31 milhões a $ 41 milhões). O co-diretor de arte contemporânea e pós-guerra de Christie, Cristian Albu, disse à Artnet News que a obra, que traz uma garantia de terceiros, deve se tornar a mais cara de um artista ocidental já vendida na Ásia.

O apetite do mercado asiático por arte ocidental tem aumentado constantemente nos últimos anos, e Albu diz que a casa de leilões foi particularmente encorajada pelos resultados do ano passado, que viu uma ampla rede de compradores asiáticos licitando obras que abrangem o século 20, bem como um novo recorde mundial estabelecido para George Condo em Hong Kong em julho.

“Os colecionadores estão cada vez mais fazendo ligações entre artistas tradicionais e a história da arte ocidental”, diz Albu. “Acho que é tão importante ampliar essa ideia de construir a coleção e entender que Sanyu também se inspira em Matisse, ou que Zao Wou-Ki se inspira em Soulages e nos artistas de Paris nas décadas de 1950 e 1960”.
Guerreiro retrata uma figura de corpo inteiro, espada na mão. Foi vendido pela última vez na Sotheby’s London em 2012 por US $ 8,7 milhões e está na mesma coleção desde então. Antes, teve uma década ativa no mercado, tendo trocado as mãos três vezes em sete anos. Durante esse tempo, seu preço subiu cerca de 450%.

A venda de lote único em Hong Kong dará início a uma maratona de cinco horas de vendas que continua em Londres com a liquidação de noite de arte do século 20 da Christie's e a liquidação de noite de arte surrealista.

Os leilões ao vivo serão transmitidos digitalmente de salas de vendas em Hong Kong, Londres e Nova York, uma continuação da estratégia global que a Christie’s começou a experimentar em julho de 2020 com sua venda de revezamento em quatro locais, "ONE".

A venda terá início às 14h00. Horário de Londres (22h em Hong Kong, 9h em Nova York), um começo incomumente cedo para uma liquidação "noturna", em um esforço para tentar os compradores asiáticos a permanecerem acordados e ativos durante a noite, embora seja tarde o suficiente para os licitantes dos EUA ter tido tempo para um expresso rápido.

Certamente não faz mal nenhum que o mercado de Hong Kong pareça estar se recuperando do impacto da pandemia mais rapidamente do que a Europa e os EUA. Na venda da Christie's em 2 de dezembro em Hong Kong e Nova York, cerca de 17 recordes foram quebrados para artistas modernos e contemporâneos de todo o mundo, incluindo Dana Schutz e Amoako Boafo; marcou o melhor resultado da casa na Ásia até agora.

As vendas em Hong Kong tendem a atrair toda uma gama de colecionadores asiáticos, de acordo com Albu. “Eu estava no local para aquela venda e toda a rede de colecionadores vai de Taiwan à China, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Malásia, Indonésia e Cingapura”, diz ele.

O Guerreiro de Basquiat estará em exibição no showroom da Christie's no Rockefeller Center em Nova York a partir da próxima semana, antes de ser levado para Hong Kong para ser exibido na Alexandra House até a venda.

 

Fonte: https://news.artnet.com/market/christies-basquiat-single-lot-hong-kong-1943300

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
Ana Maria Braga e João Carlos Martins apresentam mostra em SP -
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais