Carregando... aguarde
Elza Soares, morta aos 91 anos, cantou mesmo até o fim - Guia das Artes
Elza Soares, morta aos 91 anos, cantou mesmo até o fim
Elza Soares, morta aos 91 anos, cantou mesmo até o fim
inserido em 2022-01-21 17:18:24
Conteúdo

 

Ícone brasileiro e cantora dona de uma das vozes mais potentes do mundo, Elza marcou gerações que testemunharam sua versatilidade.

Cantava de tudo, samba MPB, bossa nova, jazz e o que viesse pela frente. 

Elza Soares faleceu de causas naturais e teve morte confirmada por sua assessoria de imprensa na tarde da quinta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o texto da assessoria de imprensa de Elza. 

“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares de fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

 

“Me deixe cantar. Eu vou cantar”

Elogiada pelo célebre Louis Armstrong pelos tons graves da voz, Elza Soares realmente cantou até o fim. Nem os problemas da idade, como os que a impediram de se apresentar como de costume – percorrendo o palco com seu molejo -, conseguiram frear o ímpeto dela, “A Mulher do Fim do Mundo”” 

O disco, aliás, foi um dos grandes responsáveis por renovar a carreira de Elza. Gravado em São Paulo, o álbum se caracterizou pela sonoridade inspirada no movimento conhecido como Vanguarda Paulista, eternizada em grupos da década de 1980 e por nomes como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. 

“A Mulher do Fim do Mundo” chegou às lojas em 2015 e contou com participação ativa do guitarrista Kiko Dinucci, conhecido também pelo trabalho com Juçara Marçal e por ser um dos membros do MetáMetá. 

Ela botou o pé na estrada e fez uma turnê inesquecível para divulgar o trabalho. O 32º disco de estúdio de sua carreira fez tanto sucesso, que ganhou o “Grammy Latino”, em 2016, na categoria Melhor Álbum de Música Popular. 

O álbum tinha samba, rap e música eletrônica e debateu temas importantes contra o racismo, pela diversidade diversidade, transexualidade etc. O disco e se tornou um ícone no enfrentamento ao conservadorismo e provou mais uma vez o pioneirismo de Elza Soares, que falavas destas questões centrais do Brasil desde a década de 1950.

O sucesso foi tanto que Elza Soares não parou e ainda lançou títulos como “Deus É Mulher”, com canções como “Exu nas Escolas”. O último disco de inéditas Elza Soares foi “Planeta Fome”, título de uma frase histórica dita por ela no programa de Ary Barroso nos anos 1950. Elza Soares morreu no mesmo dia que Garrincha, seu marido e que teve a vida prolongada pela luta (não reconhecida) da cantora. 

“O negócio é ir pra rua”, disse Elza Soares, no palco, sobre o governo de Jair Bolsonaro.

“Laroyê e Mojubá, liberdade

Abre os caminhos pra Elza passar

Salve a mocidade

Essa nega tem poder

É luz que clareia

É samba que corre na veia”

Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de Elza Soares, para o Carnaval de 2020.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais