Carregando... aguarde
É o fim dos ensaios fotográficos nas revistas de moda? - Guia das Artes
É o fim dos ensaios fotográficos nas revistas de moda?
É o fim dos ensaios fotográficos nas revistas de moda?
A edição de janeiro da Vogue Itália publicou ilustrações no lugar de fotos. O motivo: reduzir o impacto ambiental
inserido em 2020-01-17 14:51:54
Conteúdo

 

A impressão é a de ver uma revista antiga, comprada em algum sebo na Europa.

No lugar de uma modelo ou atriz vestindo alguma peça da última tendência, a capa de janeiro da Vogue Itália traz uma ilustração – aliás, sete ilustrações, em sete capas diferentes. Aliás, novamente – sete lindas e sofisticadas ilustrações.

“O propósito desse movimento bastante ousado é, simplesmente, ser mais sustentável”, disse em um comunicado a editora americana Condé Nast, que publica a Vogue. A empresa ressaltou que foi a primeira vez que a Vogue publica uma ilustração na capa desde a introdução da fotografia em suas páginas, no começo do século passado.

Quanto a medida significou em termos de redução de impacto ambiental? Para dar essa medida, a editora levantou os recursos necessários para fazer a chamada September Issue, a edição de setembro, tradicionalmente a maior do ano, que traz novas coleções e campanhas. A editora-chefe Emanuele Farnetti detalhou em um comunicado: foram 150 profissionais, 20 voos, cerca de 12 viagens de trem, 40 carros para produção, 60 entregas internacionais, luzes acesas na redação por 10 horas ao dia, resíduos de comida do serviço de catering, plástico para embalar as roupas, eletricidade para recarregar câmeras e celulares.

Segundo Farnetti, o dinheiro economizado com a eliminação desses serviços será doado para a Fundação Querini Stampalia, em Veneza, atingido pelas enchentes recentes causadas aparentemente pelas mudanças climáticas.

A primeira Vogue circulou em 1892, com uma capa ilustrada, claro. Somente em 1932 publicaria sua primeira foto colorida. Para a edição de janeiro, a edição italiana contratou os artistas David Salle, Vanessa Beecroft, Cassi Namoda, Milo Manara, Delphine Desano, Yoshitaka Amano e Paolo Ventura para criar, cada um, uma capa de uma modelo vestindo uma peça da Gucci. As técnicas variaram entre o desenho, a pintura e a colagem.

Existem duas certezas no mundo da moda. A primeira delas: as tendências vão e voltam, se repetem no intervalo de algumas décadas, ou mesmo de alguns anos. O vintage está em alta há algum tempo. E se uma edição impressa vem sendo exageradamente considerada retrô, o que dizer de uma revista sem fotos?

A segunda certeza: sem barulho as publicações caem no vazio. A diversidade é o movimento do momento. As capas das revistas de moda têm apresentado uma bem-vinda e necessária representatividade de perfis que estavam antes fora do escopo da moda: a chamada body positivity, movimento de valorização de todos os tipos de corpo, trans, mulheres com vitiligo, com pelos ao natural…  A sustentabilidade é outra causa em alta. Algumas das capas da Vogue Itália juntam a diversidade com a causa ambiental. É sucesso certo.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais