Carregando... aguarde
CENTRO DE ARTE EGÍPCIO COM OBRAS DE ARTE É DEMOLIDO - Guia das Artes
CENTRO DE ARTE EGÍPCIO COM OBRAS DE ARTE É DEMOLIDO
CENTRO DE ARTE EGÍPCIO COM OBRAS DE ARTE É DEMOLIDO
inserido em 2024-01-23 19:03:09
Conteúdo

 

CENTRO DE ARTE EGÍPCIO COM OBRAS DE ARTE É DEMOLIDO

Em 6 de janeiro, o centro de arte Darb 1718, localizado no Cairo Antigo, foi completamente demolido como parte do alargamento de uma via expressa. Composta por um edifício expositivo, que acolheu também espetáculos, e duas oficinas de formação em cerâmica e artesanato, a instituição de quinze anos foi arrasada “sem aviso prévio ou compensação”, anunciaram os gestores do local num comunicado publicado no Facebook.

“Tudo lá dentro foi destruído”, incluindo “obras pertencentes a 150 artistas estrangeiros no valor de milhões”, lamentou o artista e ativista Moataz Nasreddine, fundador do local. “Como podemos apresentar um candidato à UNESCO quando odiamos o nosso patrimônio?”, questionou, referindo-se à candidatura do ex-ministro do Turismo e Antiguidades Khaled El-Enany ao cargo de diretor-geral da UNESCO. “Odiamos nossa história e nosso Cairo Antigo, queremos uma cidade que seja só estradas, asfalto, pontes.”

A ameaça de destruição do local vinha se aproximando há muitos meses. Em julho de 2023, Moataz Nasreddine lançou uma petição que reuniu 16 mil apoiadores e, em setembro, uma manifestação para protestar contra o projeto. O fundador do Darb 1718 afirma ter obtido uma promessa do prefeito do distrito de iniciar “negociações” sobre este assunto “após a eleição presidencial”. Mas quando o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, foi reeleito, em 12 de dezembro, ele esperou apenas um mês para lançar as escavadeiras.

Esta não é a primeira destruição de patrimônios culturais do Cairo desde que o ex-militar chegou ao poder no Egito, derrubando o islamita Mohamed Morsi em 2013: desde 2020, milhares de túmulos na Cidade dos Mortos, a necrópole mais antiga do mundo muçulmano listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, foram destruídos na capital em nome da “modernização” e da retomada econômica do país.

Fonte: dasartes.com.br

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais