Carregando... aguarde
CARTA DO SÉCULO IV LEVA A DESCOBERTA DE UM ANTIGO TEMPLO ROMANO - Guia das Artes
CARTA DO SÉCULO IV LEVA A DESCOBERTA DE UM ANTIGO TEMPLO ROMANO
CARTA DO SÉCULO IV LEVA A DESCOBERTA DE UM ANTIGO TEMPLO ROMANO
inserido em 2024-01-17 17:21:48
Conteúdo

 

CARTA DO SÉCULO IV LEVA A DESCOBERTA DE UM ANTIGO TEMPLO ROMANO

Arqueólogos desenterraram os restos de um antigo templo romano em Spello, Itália, lendo atentamente a correspondência de um governante romano do século IV.

Escavadas na cidade medieval no topo de uma colina havia três paredes internas do que era uma estrutura monumental, provavelmente um antigo templo pagão, embaixo de um estacionamento. Seu paradeiro foi identificado por Douglas Boin, professor de história da Universidade de Saint Louis, com base em uma carta escrita pelo imperador romano Constantino, que reinou de 306 a 337 d.C.

Descoberta no século XVIII, a carta de Constantino autorizava os cidadãos de Spello a comemorar um feriado religioso na sua cidade natal, em vez de viajarem para outra festa a grande distância. Em troca, o imperador instruiu a cidade a construir um templo para adorar a dinastia Flaviana, que ele considerava seus ancestrais divinos.

Para Boin, a carta foi notável. Através de sua ordem, Constantino, apesar de ser o primeiro imperador romano a abraçar o cristianismo, ainda se associava a uma “prática de culto imperial”, procurando venerar uma família célebre que deixou a sua marca no império com monumentos como o Coliseu.

“A localização deste templo nunca foi identificada com segurança”, disse Boin em comunicado, “mas por causa da inscrição e sua referência a um templo, Spello ofereceu um potencial muito tentador para uma grande descoberta de um culto imperial sob um governante cristão”.

Para localizar a estrutura, a equipe de pesquisa usou imagens subterrâneas para procurar possíveis ruínas. Em semanas, eles receberam imagens promissoras de onde suspeitavam estar as fundações da estrutura e começaram a cavar. Duas paredes adjacentes surgiram primeiro, depois as paredes internas. Outras escavações estão planejadas para descobrir o que está por baixo do local.

Mas Boin já vê esta descoberta inicial como significativa, pois oferece potencialmente uma visão sobre como o Império Romano mudou do culto pagão para o cristianismo. Embora Constantino tenha adotado a nova religião, demorou quase sete décadas até que o cristianismo fosse oficialmente reconhecido pelo imperador Teodósio e para que os seguidores pagãos se convertessem de forma semelhante. O templo de Spello poderia lançar mais luz sobre esse período de mudança social gradual, mas significativa.

“Este edifício, de uma forma muito radical por si só, mostra-nos o poder de permanência das tradições pagãs que estiveram presentes durante séculos antes da ascensão do Cristianismo”, disse Boin. “Isso nos mostra como os imperadores romanos continuaram a negociar seus próprios valores, esperanças e sonhos para o futuro do imperador e do Império, sem derrubar ou enterrar o passado”.

Fonte: https://dasartes.com.br/

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais