Carregando... aguarde
Artista plástico Corbiniano Lins morre aos 94 anos, no Recife - Guia das Artes
Artista plástico Corbiniano Lins morre aos 94 anos, no Recife
Artista plástico Corbiniano Lins morre aos 94 anos, no Recife
Ele estava internado no hospital por causa de várias complicações e foi enterrado neste domingo (11), na Zona Oeste da capital.
inserido em 2018-03-12 20:00:19
Conteúdo

O arista plástico Corbiniano Lins morreu na noite de sábado (10), no Hospital Albert Sabin, na Ilha do Leite, na área central do Recife. Ele tinha 94 anos e estava internado por causa de uma série de problemas de saúde. Nascido em Olinda, na Região Metropolitana, o desenhista, pintor e escultor teve obras expostas em vários países da América Latina, Europa e Oriente Médio.

Segundo familiares do artista, Corbiniano sofreu um infarto na sexta-feira (9). Ele também apresentava um quadro de inflamação em alguns órgãos.

O velório teve início na manhã deste domingo (12), no cemitério Parque das Flores, na Zona Oeste da capital. O enterro ocorreu às 16h e foi acompanhado por parentes, amigos e admiradores.

Para o filho de Corbiano Lins, Sandro Corbiniano, o artista deixou um legado importante, pois teve uma carreira plural e contemporânea. Trabalhou com vários tipos de materiais, como tapeçaria, vidro e cobre.

"Ele é um dos artistas que mais tem trabalhos no Recife. Fez parte de uma geração que conseguiu a criação de uma lei que obriga a instalação de obras de arte em prédios na cidade", observou.


História

José Corbiniano Lins nasceu em 2 de março de 1924. De acordo com a biografia postada no site da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ele despertou para as artes ainda criança. Aos 8 anos, costumava copiar desenhos, quadros e gravuras.

O artista estudou na escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco, que depois se tornou escola técnica (Cefet) e hoje é o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Em 1948, ajudou a fundar a Sociedade de Arte Moderna do Recife (SMAR), com artistas como Abelardo da Hora, Samico e Reynaldo Fonseca. No ano seguinte, Corbiniano participou do salão oficial do Museu do Estado de Pernambuco.

Desde o início da década de 60 do século passado, o artista trabalhava com isopor, metal e alumínio para fazer as esculturas. Ele costumava usar uma faca comum para confeccionar as obras.

Pesar
O governador Paulo Câmara (PSB) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do artista plástico Corbiniano Lins. Também prestou solidariedade aos familiares, amigos a admiradores.

Segundo o texto enviado pela assessoria do governo do estado, “Pernambuco e o Brasil perdem um dos seus maiores escultores. Ao longo de sete décadas, primeiro como pintor e depois na escultura, Corbiniano nos encantou com sua arte sensual e apaixonada. Enquanto foi possível, ele não abriu mão da sua vocação."

 

Fonte: G1

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sex
06/Dez
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Sáb
05/Abr
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
Qua
21/Mai
Match! -
Saiba mais
Qua
28/Mai
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Sáb
07/Jun
Sem/100 artistas – Imaginário Periférico -
Saiba mais
Sáb
14/Jun
Alair Gomes: o erotismo no belo -
Saiba mais