Carregando... aguarde
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado - Guia das Artes
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado
As imagens mudam nossa compreensão de quando e onde os humanos começaram a representar figuras imaginárias.
inserido em 2019-12-13 20:20:56
Conteúdo

 

Uma pintura rupestre recém-descoberta na ilha central de Sulawesi, na Indonésia, provavelmente mudará a linha do tempo da história da arte e reconfigurará nossa compreensão das artes visuais mais antigas.

Um painel pintado que remonta há pelo menos 43.900 anos, descoberto acidentalmente pelo arqueólogo indonésio Pak Hamrullah em 2017, mostra oito figuras com armas na mão se aproximando de porcos selvagens e pequenos búfalos nativos. Algumas das figuras são o que os arqueólogos definem como teriantropos, entidades fantásticas retratadas com uma combinação de características humanas e animais (uma com bico e outra com cauda).

"A cena da caça é - até onde sabemos - atualmente o registro pictórico mais antigo de narração de histórias e as primeiras obras de arte figurativas do mundo", segundo um artigo científico publicado esta semana na Nature.

Provavelmente o trabalho retrata uma cena de caça ou um ritual xamânico, mas o significado real do painel permanece um mistério. O que os pesquisadores podem deduzir, no entanto, é que essa obra de arte muda nossa compreensão de quando - e onde - os humanos começaram a representar figuras imaginárias não extraídas diretamente da vida.

A pintura de Sulawesi é anterior a uma estatueta com cabeça de leão que se pensava ser o mais antigo teriantropo do mundo em 4.000 anos e é 20.000 anos mais antiga que a figura do homem pássaro encontrada na cena de caça nas cavernas francesas de Lascaux.

“Nossas descobertas, portanto, sugerem ainda que a primeira indicação conhecida de pensamento religioso - a capacidade de conceber entidades não reais, como os teriantropos - não vem da Europa como se supõe há muito tempo, mas ocorre pelo menos 43,9 ka [43,900 mil anos atrás] em Sulawesi ”, observa o estudo.

Adam Brumm, um dos autores do estudo e arqueólogo da Griffith University, na Austrália, disse ao New York Times que sua equipe ficou "completamente encantada" com a descoberta.

"Nunca vimos nada assim remotamente antes nas centenas de sites de arte rupestre que documentamos [em Sulawesi]".

 

Fonte: https://news.artnet.com/art-world/discovered-indonesian-cave-painting-1730517

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
26/Set
EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DAPAISAGEM CARIOCA - EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DA PAISAGEM CARIOCA
Saiba mais
Dom
27/Set
Leilões Esporádicos ou Beneficentes - 2020-09-27 -
Saiba mais