Carregando... aguarde
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado - Guia das Artes
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado
Arqueólogos descobriram a pintura figurativa mais antiga do mundo - de longe - em um lugar totalmente inesperado
As imagens mudam nossa compreensão de quando e onde os humanos começaram a representar figuras imaginárias.
inserido em 2019-12-13 20:20:56
Conteúdo

 

Uma pintura rupestre recém-descoberta na ilha central de Sulawesi, na Indonésia, provavelmente mudará a linha do tempo da história da arte e reconfigurará nossa compreensão das artes visuais mais antigas.

Um painel pintado que remonta há pelo menos 43.900 anos, descoberto acidentalmente pelo arqueólogo indonésio Pak Hamrullah em 2017, mostra oito figuras com armas na mão se aproximando de porcos selvagens e pequenos búfalos nativos. Algumas das figuras são o que os arqueólogos definem como teriantropos, entidades fantásticas retratadas com uma combinação de características humanas e animais (uma com bico e outra com cauda).

"A cena da caça é - até onde sabemos - atualmente o registro pictórico mais antigo de narração de histórias e as primeiras obras de arte figurativas do mundo", segundo um artigo científico publicado esta semana na Nature.

Provavelmente o trabalho retrata uma cena de caça ou um ritual xamânico, mas o significado real do painel permanece um mistério. O que os pesquisadores podem deduzir, no entanto, é que essa obra de arte muda nossa compreensão de quando - e onde - os humanos começaram a representar figuras imaginárias não extraídas diretamente da vida.

A pintura de Sulawesi é anterior a uma estatueta com cabeça de leão que se pensava ser o mais antigo teriantropo do mundo em 4.000 anos e é 20.000 anos mais antiga que a figura do homem pássaro encontrada na cena de caça nas cavernas francesas de Lascaux.

“Nossas descobertas, portanto, sugerem ainda que a primeira indicação conhecida de pensamento religioso - a capacidade de conceber entidades não reais, como os teriantropos - não vem da Europa como se supõe há muito tempo, mas ocorre pelo menos 43,9 ka [43,900 mil anos atrás] em Sulawesi ”, observa o estudo.

Adam Brumm, um dos autores do estudo e arqueólogo da Griffith University, na Austrália, disse ao New York Times que sua equipe ficou "completamente encantada" com a descoberta.

"Nunca vimos nada assim remotamente antes nas centenas de sites de arte rupestre que documentamos [em Sulawesi]".

 

Fonte: https://news.artnet.com/art-world/discovered-indonesian-cave-painting-1730517

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais