Carregando... aguarde
A “obra de arte mais cara do mundo” é esta ação de marketing em NY - Guia das Artes
A “obra de arte mais cara do mundo” é esta ação de marketing em NY
A “obra de arte mais cara do mundo” é esta ação de marketing em NY
Instalação feita em uma estação de Nova York é uma crítica ao caríssimo sistema educacional norte-americano
inserido em 2021-01-27 11:53:35
Conteúdo

 

Uma crítica ao caríssimo sistema de educação superior dos Estados Unidos foi apresentada como a “obra de arte mais cara do mundo”. 

 

Batizada de Da Vinci of Debt (Da Vinci da Dívida),  a instalação é composta por 2.600 diplomas universitários emoldurados. Cada diploma representa 180 mil dólares, que equivalem ao custo médio de quatro anos de graduação nos Estados UnidosSe fosse vendida, a arte seria avaliada em 470 milhões de dólares. A obra foi instalada na estação de Grand Central, em Nova York.

O nome da instalação remete a uma das pinturas mais famosas e polêmicas de Leonardo da Vinci. É que o seu valor é mais alto do que o quadro Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, vendido em 2017 em leilão por 450,3 milhões de dólares. A pintura, que acreditava-se ser uma cópia, foi inicialmente vendida por 61 dólares, e estava há mais de 50 anos desaparecida nos Estados Unidos. Na semana passada, uma cópia da pintura, datada em 1.510, foi recuperada na Itália, após ter sido roubada em uma exposição em Nápoles.

A Da Vinci of Debt é, no entanto, uma criação de marketing promovida pela marca de cervejas, Natural light, muito consumida por universitários. Afirmando que a obra foi feita  “em defesa aos clientes”, a marca se refere à peça como a obra de arte mais cara do mundo. A projeção, no entanto, possui escala que impressiona os visitantes: uma enorme estrutura caleidoscópica, que convida a todos a olharem para cima.

Natural Light também possibilitou a visitação online da instalação pelo site: https://www.naturallight.com/davinci-of-debt.  Além da crítica, o trabalho também possui uma ação financeira:  a marca de cervejas irá disponibilizar 1 milhão de dólares para que estudantes possam pagar seus estudos.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais