Carregando... aguarde
Museu Histórico de Divinópolis - Guia das Artes
Museu Histórico de Divinópolis
aberto agora
Museus
Museu Histórico de Divinópolis
Horários de funcionamento
dom
09:00
13:00
seg
ter
08:00
16:00
qua
08:00
16:00
qui
08:00
16:00
sex
08:00
16:00
sab
Local
Praça Dom Cristiano, 328. Centro
Conteúdo

O Museu funciona em um importante imóvel da cidade, o mais antigo casarão do município que serviu à muitas autoridades e pessoas da elite que visitavam o arraial.

O imóvel está localizado no Largo da Matriz (atual Praça Dom Cristiano), local onde aconteceram importantes momentos de Divinópolis, como o seu surgimento.

Construído em 1830 por Capitão Domingos, o “sobrado do Largo da Matriz” (atual museu) contou com cerca de 200 escravos para sua construção, hoje um dos modelos arquitetônicos mais interessantes do município.

O casarão teve muitas outras serventias tais como, residência dos padres, posto de saúde, escola, colégio, além de servir como a primeira sala de exibição de filmes da cidade.

Recentemente restaurado, o casarão recebeu nova pintura, retornando às origens e recebendo suas cores originais (azul mar nas madeiras e paredes brancas). O casarão foi tombado como patrimônio histórico da cidade, em virtude dos valores histórico e arquitetônico, abrigando hoje o Museu Histórico de Divinópolis.

Contato
telefone: (37) 3229-6632
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
32,9Km - Museu Municipal Francisco Manoel Franco - A idéia de revitalização do espaço ganhou força quando foi efetivada pela administração pública, a compra de um riquíssimo acervo fotográfico do fotógrafo Benevides Garcia.
Saiba mais
36,5Km - Museu Histórico e Artístico de Cláudio - Acervo que está sendo formado a partir da percepção comunitária da importância de preservar a história da cidade e de seus personagens, por intermédio da doação de peças esquecidas em porões e depósitos, várias campanhas têm sido promovidas, visando despe
Saiba mais
42,4Km - Museu Histórico - Documental - Fotográfico e do Som de Pará de Minas -O trabalho de recolhimento de peças, documentos e fotografias relacionados à evolução histórica, econômica, cultural e social de Pará de Minas, em campanha promovida pela Aspac, foi vital para a constituição do acervo inicial da instituição.
Saiba mais
67,5Km - Museu Histórico Francisco Fonseca - O acervo é bastante heterogêneo e é formado por peças históricas, objetos artísticos e etnográficos, fotografias e documentos que abrangem diversas categorias, livros, revistas e jornais datados desde 1910.
Saiba mais
69,1Km - Instituto Inhotim - É um centro de arte localizado em Brumadinho.
Saiba mais
73,8Km - Museu Paulo Araujo Moreira Gontijo - O acervo possui mais de 240 peças, doadas por moradores de Betim.
Saiba mais
84,1Km - Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco - Reúne achados arqueológicos descobertos em oito municípios da região. Os artefatos expostos ajudam a contar a história ainda pouquíssimo conhecida da ocupação humana regional, que remonta há 12 milênios.
Saiba mais
87,4Km - Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - É considerada a casa mais antiga da cidade e um dos núcleos de origem da antiga "Contagem das Abóboras".
Saiba mais
93,1Km - Museu Divino Dias Maciel - O acervo foi classificado de forma temática e agrupou os diversos elementos que compõem a história campo-belense, desde sua origem aos dias atuais.
Saiba mais
94,3Km - Orlando Lemos Galeria de Arte - Localizada no Jardim Canadá, a Orlando Lemos Galeria possui 800m² de área construída, onde desenvolve sua proposta de fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos de diálogo das artes visuais. A galeria mantém e
Saiba mais
220,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
355,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
418,8Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais