Carregando... aguarde
Museu do Diamante - Guia das Artes
Museu do Diamante
abrirá em 4 horas e 26 minutos
Museus
Museu do Diamante
Horários de funcionamento
dom
09:00
12:00
seg
ter
12:00
18:00
qua
12:00
18:00
qui
12:00
18:00
sex
12:00
18:00
sab
12:00
18:00
Local
Rua Direita, 14. Centro
Conteúdo

Pela visão de Rodrigo de Melo Franco de Andrade, à atuação de Juscelino Kubitschek de Oliveira organizou-se, em 1954, um dos mais significativos museus do Brasil. Constituído em grande parte por um conjunto de valor histórico e artístico dos séculos XVIII e XIX, relacionados com a mineração de diamantes e sua influência na economia e no meio social do antigo Distrito de Diamantina.

Seu significativo acervo é em sua maior parte relacionado à cultura do diamante, num tripé diamante-fé-violência, além de objetos pecuniários (bônus, cédulas, moedas e vales) e de interiores (acessórios, condicionador de temperatura, equipamentos de serviços domésticos, de iluminação, utensílios de cozinha e mesa). Este importante acervo possibilita vários tipos de leitura, tais como a análise dos aspectos formais dos objetos, a determinação dos períodos aproximados em que foram executados e o seu significado no contexto cultural.

Inegável é que o Museu do Diamante se apresenta como um dos mais importantes marcos históricos e significativos lugar da memória de Diamantina, revelando os valores referenciais da história da cidade. Além de sua função específica, como instituição de caráter público, o museu é um espaço destinado a manifestações culturais, dando ênfase a variadas e importantes atividades por parte dos diversos grupos da sociedade local.

Contato
telefone: (38) 3531-1382
fax: (38) 3531-1382
e-mail: museudodiamante@museus.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
46,1Km - Museu Regional Casa dos Ottoni - Abriga interessante acervo composto de mobiliário antigo, fotografias, pinturas, lampiões e pequenos objetos do cotidiano, além de livros e documentos históricos, como o importante arquivo do Senado da Câmara do Serro (séculos XVIII e XIX).
Saiba mais
105,3Km - Museu Casa Natal de Santos Dumont - Desde 1975 funciona como museu, apresentando a Casa de Santos Dumont, com seus objetos pessoais e mobília original, dois pavilhões com fotografias históricas e réplicas de suas invenções.
Saiba mais
123,7Km - Museu Casa Guimarães Rosa - Além do acervo literário, preserva-se outros registros da vida de Guimarães Rosa como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura roseana.
Saiba mais
146,1Km - Museu Manuelzão - Instalado de 2001 a 2003, os bens culturais que compõem o museu foram adquiridos da família de Manuel Nardi e representam os hábitos e costumes cotidianos de um vaqueiro do sertão mineiro.
Saiba mais
152,1Km - Museu Arqueológico da Região de Lagoa Santa - é uma das melhores opções para quem deseja realizar um passeio turístico recheado de história.
Saiba mais
156,0Km - Museu Municipal de Minas Novas - O museu foi criado em fevereiro de 2005 com algumas peças antigas doadas pela comunidade. Funcionava em uma sala do prédio de madeira e taipa, construído em 1821, e em estado precário de conservação. Encontra-se, atualmente, sob a guarda do IEPHA, com 116
Saiba mais
157,6Km - Memorial Carlos Drummond de Andrade - O espaço é uma referência nas áreas de educação e turismo com projetos e eventos periódicos voltados para crianças e adolescentes. Assim, recebe mais de 15 mil visitantes anualmente.
Saiba mais
171,3Km - Museu Folclórico - NATUREZA ADMINISTRATIVA: Público - Estadual. ANO DE CRIAÇÃO: 1993. TIPOLOGIA DO ACERVO: Antropologia e Etnografia; Artes Visuais; História; Imagem e Som.
Saiba mais
171,7Km - Museu Histórico Aurélio Dolabella - TIPOLOGIA DO ACERVO: Antropologia e Etnografia; Arqueologia; Artes Visuais; Ciências Naturais e História Natural; Ciência e Tecnologia; História; Imagem e Som.
Saiba mais
175,2Km - Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man - O acervo do museu é composto basicamente por documentos que rememoram a trajetória do padre Joseph Cornelius Marie De Man, na meso-região do Rio Doce.
Saiba mais
456,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
525,9Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais