Carregando... aguarde
Museu Histórico - Geográfico de Botelhos e do Café - Guia das Artes
Museu Histórico - Geográfico de Botelhos e do Café
aberto agora
Museus
Museu Histórico - Geográfico de Botelhos e do Café
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
11:00
16:00
Local
Praça Gabriel Botelho, 5. Centro
Conteúdo

O museu foi criado pela Lei Municipal nº 1.545 de 2007, de iniciativa do Prefeito Municipal Mateus Jerônimo Guidi (Administração 2005/2008) . Situado à Praça Gabriel Botelho, nº 5 é um dos exemplares arquitetônicos mais antigos do município, que mantém ainda suas principais características originais. É uma das poucas edificações restantes do final do século XIX e foi tombado pelo Decreto do Executivo de nº 025/07, passando por restauração realizada pela prefeitura.

A política de aquisição do acervo iniciou-se com a compra do imóvel para sede do museu. Em seguida foram incorporados objetos, documentos e fotografias representativos da história da cidade e do café, sendo que este último ocupa posição de destaque no acervo, face a sua importância sócio-econômica para o município.

Informações adicionais
Vagas exclusivas no estacionamento; rampa de acesso.
Contato
telefone: (35) 3741-2384

fax: (35) 3741-1500

e-mail: casadaculturabotelhos@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
22,8Km - Museu Histórico e Geográfico de Poços de caldas - O museu conta com um amplo acervo que vai do mobiliário dos primeiros moradores à fotografias que registram a passagem de visitantes ilustres, como a D. Pedro II e Juscelino Kubitschek.
Saiba mais
23,5Km - Museu do Termalismo Doutor Aristides de Mello e Souza - Criado nas comemorações dos 60 anos das Thermas Antônio Carlos. A maioria do objetos foram doados pela família Mourão. Recebeu algumas doações da Srª. Tereza Alvisi e outros materiais foram usados nas Thermas, sendo que alguns ainda estão em atividade até
Saiba mais
33,8Km - Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo - O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim, é um lugar repleto de objetos e itens importantes que remetem à história ou à cultura.
Saiba mais
49,0Km - Museu Histórico Municipal de Machado - O Objetivo deste espaço é responder à expectativa de preservação do Patrimônio Cultural de nossa cidade e poder torná-lo mais educativo, atendendo as propostas pedagógicas das escolas.
Saiba mais
52,6Km - Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas - A intenção é a de ressaltar a importância da preservação de sua memória e de seus patrimônios, desde os seus tempos de Escola de Farmácia e Odontologia até o presente, através de suas manifestações materiais e imateriais.
Saiba mais
54,5Km - Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista - Destinada à preservação da memória da tradição religiosa da população regional, uma vez que o acervo é constituído essencialmente de peças oriundas dos dezoito municípios que compõem a Diocese de São João da Boa Vista
Saiba mais
54,5Km - Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira - Seu acervo foi ampliado a partir de campanhas em escolas, incorporação do patrimônio municipal e doações esparsas de particulares e de instituições locais.
Saiba mais
58,5Km - MUSEU CASA DA CULTURA DE NOVA RESENDE - NATUREZA ADMINISTRATIVA: Público - Municipal.ANO DE CRIAÇÃO: 2007.TIPOLOGIA DO ACERVO: Arqueologia; Artes Visuais; História; Imagem e Som.
Saiba mais
69,2Km - Museu Municipal Alferes Belisário - O acervo é composto pela mais variada tipologia: consultório dentário, máquinas de costura, máquinas de escrever, máquinas fotgráficas, de calcular, utilidades domésticas, peças agropecuárias, objetos sacros, vestidos, instrumentos musicais e aparelhos de
Saiba mais
70,3Km - Museu de Arte Sacra da Paróquia de São Francisco de Paula - O museu, que recebe vários visitantes durante todo o ano, é composto por mais de 100 peças como imagens de santos, alfaias, paramentos, mobiliários, documentos, quadros e fotos.
Saiba mais
148,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
210,9Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
210,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
210,9Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
210,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
211,0Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
211,0Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
352,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais