Artista brasileiro, nascido na Espanha em 1958, vive e trabalha em São Paulo desde 1975. Nos anos 80 integrou o coletivo TUPINÃODÁ, grupo que é hoje referência histórica de ações artísticas contemporâneas nos espaços públicos urbanos.
Com mais de 30 anos de trabalho produziu intensa obra de pinturas, esculturas, desenhos, objetos e instalações. Seu traço marcante é rapidamente identificado apesar da grande variedade de suportes e linguagens que criou devido à sua permanente experimentação.
Sua obra está agrupada em cinco séries principais: Máquinas, Totens, Absurdos, Xamânicos e Natureza Humana. Esses conjuntos organizam os principais temas desenvolvidos pelo artista, respectivamente: a desumanização; a ancestralidade; a alegria; o sagrado; a crise civilizatória materialista.
Seu trabalho é referência sobre questões como os limites entre os espaços públicos e privados; o abandono e descarectarização das comunidades; o valor da obra de arte diante do desprestígio das artes vernaculares; as cidades como suporte; o palco urbano como território de convivência, entre outras.
Jaime Prades - “Sem título” - Óleo Sobre Tela - Ass.dat.2007.inf.dir - 2007 - 98 x 129 cm.
Jaime Prades - “Sem título” - Óleo Sobre Tela Colada Sobre Chapa de Zinco - Assinada - 2005 - 200 x 25 x 25 cm.
Jaime Prades - “Sem título” - Escultura em Madeira - Assinada - 2010 - 149 x 102 cm.
JAIME PRADES, Pássaro com ovo - escultura em madeira - 50x43 cm - AssinInf. Assinada.