Carregando... aguarde
Inauguração do Atrium-2017-09-05 - Guia das Artes
Inauguração do espaço "Atrium" no Museu Mineiro e do Arquivo Público Mineiro
na próxima terça às 17:00h
Inauguração do espaço "Atrium" no Museu Mineiro e do Arquivo Público Mineiro
Quando acontece
inicia na Terça, 05 Setembro
dom
seg
ter
17:00
22:00
qua
qui
sex
sab
Local
Museu Mineiro
Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários
Conteúdo

A instituição passa a contar com uma nova área para exposições temporárias e eventos denominada Atrium. A inauguração acontece no dia 5 de setembro com a abertura da mostra Desenhar é Preciso, Viver Não é Preciso, do desenhista belo-horizontino José Octavio Cavalcanti. A exposição fica aberta ao público entre 6 de setembro e 30 de novembro. A entrada é gratuita.

O Átrium ocupa uma área anteriormente utilizada como restaurante e que foi entregue para atividades do Museu com o objetivo de oferecer mais conforto ao visitante. O local também funcionará como acolhimento do público interessado no rico acervo de artes visuais do Museu Mineiro, composto por cerca de 3 mil peças dos séculos VIII ao XXI. O espaço possui área livre coberta de mais de 200 m², área descoberta de cerca de 60m² e banheiros modernos. Algumas atividades de ação educativa também serão realizadas por ali, além de lançamentos de livros, palestras, encontros e performances artísticas. Na parte superior há uma espaçosa área gramada ao ar livre, nomeada Ágora, entre o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro, onde já são realizadas atividades culturais e educativas e que agora se integra ao Átrium.

O novo uso da área vem a enriquecer a oferta de atrações culturais do local, segundo informa o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo. “Essa ocupação do espaço evidencia o compromisso da Secretaria com as demandas da cultura. O projeto inicial atendia a expectativas que se demonstraram alheias à missão do Museu e do Arquivo. O primado do acesso à cultura é a baliza do nosso desempenho”.

As novidades confirmam a vocação do Museu Mineiro não somente como espaço expositivo, mas também como ponto de fruição cultural, conforme avalia a Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos. “Teremos um ótimo espaço para acolhimento do público, onde também vamos desenvolver as mais diversas atividades culturais”.

Informações adicionais
Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves – (31) 3269-1109 / 98876-8987
Contato
Telefone: 31 3269-1109
31 3269-1168

E-mail: museumineiro@cultura.mg.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,0Km - Museu Mineiro - Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado.
Saiba mais
0,3Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
0,3Km - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - É um museu localizado em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,4Km - Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
Saiba mais
0,4Km - Centro de Arte Popular - Cemig - Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas.
Saiba mais
0,4Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,4Km - Cinema Belas Artes - O Belas Artes Cinema é um espaço cultural simples e aconchegante, escondido entre as montanhas das Minas Gerais, destinado aos amantes da sétima arte, apreciadores de filmes e literatura, além de proporcionar momentos de raro prazer no café situado ao lon
Saiba mais
0,4Km - Palácio da Liberdade - o Palácio da Liberdade foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro.
Saiba mais
0,5Km - DOTART -
Saiba mais
0,6Km - Galeria Firenze -
Saiba mais
269,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
488,2Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
488,2Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
488,2Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
488,2Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
488,6Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
488,6Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais