
O Conjunto Habitacional das Esmeraldas, onde vive o artista e fotógrafo Renan Teles, é um condomínio construído pelo governo estadual, em meados da década de oitenta, com onze torres de doze andares e mais de 500 apartamentos — em Itaquera.
“Esmeraldas não é Cohab porque tem elevador”, título da exposição, diz respeito a uma frase ouvida com frequência durante a adolescência do artista. A clara intenção de “elevar” socialmente seus habitantes para fora da periferia, apesar da inescapável posição geográfica, diz muito sobre a situação desses primeiros moradores e suas expectativas.
A exposição conta com fotografias de jovens adultos que, assim como o artista ainda moram com os pais, discute-se as expectativas dessa nova geração diante do cenário atual do país, apresentando narrativas que convivem entre o comodismo e a desesperança. O projeto se inicia lidando com questões documentais, baseando-se na captura de retratos formais, e parte em direção à poesia através da criação de cenas narrativas em conjunto com os fotografados.