Carregando... aguarde
Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador por Renan Teles-2020-02-08 - Guia das Artes
"Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador" por Renan Teles
Evento encerrado
"Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador" por Renan Teles
Quando aconteceu
Sábado, 08 Fevereiro até Sábado, 28 Março
Local
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli 416
Conteúdo

 

O Conjunto Habitacional das Esmeraldas, onde vive o artista e fotógrafo Renan Teles, é um condomínio construído pelo governo estadual, em meados da década de oitenta, com onze torres de doze andares e mais de 500 apartamentos — em Itaquera.

“Esmeraldas não é Cohab porque tem elevador”, título da exposição, diz respeito a uma frase ouvida com frequência durante a adolescência do artista. A clara intenção de “elevar”  socialmente seus habitantes para fora da periferia, apesar da inescapável posição geográfica, diz muito sobre a situação desses primeiros moradores e suas expectativas.

A exposição conta com fotografias de jovens adultos que, assim como o artista ainda moram com os pais, discute-se as expectativas dessa nova geração diante do cenário atual do país, apresentando narrativas que convivem entre o comodismo e a desesperança. O projeto se inicia lidando com questões documentais, baseando-se na captura de retratos formais, e parte em direção à poesia através da criação de cenas narrativas em conjunto com os fotografados.

Contato
+55 11 2205-5180
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais