Carregando... aguarde
CORACAO DE VIDRO-2024-06-29 - Guia das Artes
CORAÇÃO DE VIDRO
Evento encerrado
CORAÇÃO DE VIDRO
Quando aconteceu
Sábado, 29 Junho até Sábado, 27 Julho
Local
Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Conteúdo

 

Pama Loiola inaugura em São Paulo a exposição Coração de Vidro

A artista mineira Pama Loiola inaugura, dia 29 de junho, na Casa Contemporânea, em São Paulo, a exposição Coração de Vidro. A mostra apresentará pinturas, esculturas, assemblages, fotografias, instalações e poesia, um apanhado de trabalhos representativos de sua multiplicidade criativa.

Esta será a terceira edição da mostra, que esteve em cartaz em 2022 e em 2024, em Campinas. Na capital paulista, a exibição contará com uma coleção de obras inéditas que demonstram a evolução de seu trabalho em diversos suportes. “A possibilidade de lidar com diferentes materiais amplia a minha capacidade de expressão”, diz Pama.

A exposição na Casa Contemporânea ocupará três salas, com espaço para seis telas medindo 60X60cm a 1,30X1,40m, três esculturas de cerâmica, fotografias digitais impressas no formato 40X50, além de diversos objetos criados a partir de pedaços de louças, retalhos e itens de seu universo pessoal, ressignificados: o método de transformar restos em assemblages é um estimulador para a criatividade da artista.

“Minha tia, minhas avós e minha mãe costuravam. Pedaços de linha e tecidos faziam parte dos meus brinquedos. Os retalhos dos fios, amarrados por nós, iam montando as próximas costuras. Cacos de louça viravam panelinhas, folhas de bananeira eram toalhas de mesa. A vida ia sendo tecida e meus olhos não escondiam o encantamento. Assim alinhavo a minha obra. Minha atração por objetos descartados e sua ressignificação fazem parte de toda essa costura. Juntar pedaços, colar e transformar depois, cantar sobre eles e lhes restituir a vida”, conta Pama.

Sobre a artista: Pama Loiola é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. O trabalho de Pama é uma colcha de retalhos costurada com as linhas que permeiam diferentes fases de sua vida. Em 2022 ela lançou o livro Coração de Vidro com recursos do Prêmio Aldir Blanc de incentivo à cultura, uma parceria do Governo Federal com a Secretaria de Cultura do Estado de SP.

A exposição Coração de Vidro foi contemplada em 2023 pelo edital PROAC de Artes Visuais e ficará em cartaz na Casa Contemporânea até o dia 27 de julho.

Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola

Serviço CORAÇÃO DE VIDRO 

Abertura da exposição: dia 29 de junho, sábado, das 11h até às 17h.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. (até 27 de julho)

Local: Casa Contemporânea

Endereço: Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Clementino, São Paulo - SP

Tels: (11) 2237-3015

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
A Natureza das Coisas – Carlito Carvalhosa -
Saiba mais
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Geoprópolis Bioacústico -
Saiba mais
Lélia em nós: festas populares e amefricanidade -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Nós – Arte e Ciência por Mulheres -
Saiba mais
Ofício: Barro: Gabriella Marinho: Argila: Griô -
Saiba mais
Terra Terreno Território -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais