Carregando... aguarde
CORACAO DE VIDRO-2024-06-29 - Guia das Artes
CORAÇÃO DE VIDRO
CORAÇÃO DE VIDRO
Quando acontece
Sábado, 29 Junho até Sábado, 27 Julho
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Conteúdo

 

Pama Loiola inaugura em São Paulo a exposição Coração de Vidro

A artista mineira Pama Loiola inaugura, dia 29 de junho, na Casa Contemporânea, em São Paulo, a exposição Coração de Vidro. A mostra apresentará pinturas, esculturas, assemblages, fotografias, instalações e poesia, um apanhado de trabalhos representativos de sua multiplicidade criativa.

Esta será a terceira edição da mostra, que esteve em cartaz em 2022 e em 2024, em Campinas. Na capital paulista, a exibição contará com uma coleção de obras inéditas que demonstram a evolução de seu trabalho em diversos suportes. “A possibilidade de lidar com diferentes materiais amplia a minha capacidade de expressão”, diz Pama.

A exposição na Casa Contemporânea ocupará três salas, com espaço para seis telas medindo 60X60cm a 1,30X1,40m, três esculturas de cerâmica, fotografias digitais impressas no formato 40X50, além de diversos objetos criados a partir de pedaços de louças, retalhos e itens de seu universo pessoal, ressignificados: o método de transformar restos em assemblages é um estimulador para a criatividade da artista.

“Minha tia, minhas avós e minha mãe costuravam. Pedaços de linha e tecidos faziam parte dos meus brinquedos. Os retalhos dos fios, amarrados por nós, iam montando as próximas costuras. Cacos de louça viravam panelinhas, folhas de bananeira eram toalhas de mesa. A vida ia sendo tecida e meus olhos não escondiam o encantamento. Assim alinhavo a minha obra. Minha atração por objetos descartados e sua ressignificação fazem parte de toda essa costura. Juntar pedaços, colar e transformar depois, cantar sobre eles e lhes restituir a vida”, conta Pama.

Sobre a artista: Pama Loiola é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. O trabalho de Pama é uma colcha de retalhos costurada com as linhas que permeiam diferentes fases de sua vida. Em 2022 ela lançou o livro Coração de Vidro com recursos do Prêmio Aldir Blanc de incentivo à cultura, uma parceria do Governo Federal com a Secretaria de Cultura do Estado de SP.

A exposição Coração de Vidro foi contemplada em 2023 pelo edital PROAC de Artes Visuais e ficará em cartaz na Casa Contemporânea até o dia 27 de julho.

Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola

Serviço CORAÇÃO DE VIDRO 

Abertura da exposição: dia 29 de junho, sábado, das 11h até às 17h.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. (até 27 de julho)

Local: Casa Contemporânea

Endereço: Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Clementino, São Paulo - SP

Tels: (11) 2237-3015

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
CORAÇÃO DE VIDRO-
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
História Errada -
Saiba mais
Lélia em nós: festas populares e amefricanidade -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
O VISON VOADOR -
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
“MARGS URGENTE: Corpo e Alma” -
Saiba mais