Carregando... aguarde
Museu de Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa - Dida - Guia das Artes
Museu de Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa - Dida
amanhã às 09:00h
Museus
Museu de Esportes
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
17:30
ter
09:00
17:30
qua
09:00
17:30
qui
09:00
17:30
sex
09:00
17:30
sab
09:00
11:30
Local
Av. Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra - Térreo do Estádio Rei Pelé.
Conteúdo
O Museu dos Esportes - localizado sob as arquibancadas do Estácio Rei Pelé - Maceió - AL é um dos mais dinâmicos museus da capital alagoana. O seu idealizador - Lauthenay Perdigão do Carmo, ao visitar museus seguidamente, via sempre a mesma "paisagem" por anos a fio. Quando decidiu montar o próprio museu, já tinha em mente "reinventá-lo" a cada dois meses, cuja prática é seguida religiosamente. Nesta nossa visita ao Museu dos Esportes, Marquinhos e eu convidamos um amigo- Fabrício Oliveira - um aficionado por futebol, torcedor do São Paulo e do CRB para nos assessorar nesta visita. Tivemos o privilégio de sermos recebidos no museu - no momento em que este estava em recesso devido aos jogos da Copa do Mundo e à utilização do Estádio Rei Pelé pela Seleção de Gana - pelo presidente do museu, Lauthenay, um homem dedicado aos esportes que teve seus momentos de glória jogando pelo CSA. Depois desta experiência, tornou-se bancário e, nas horas vagas, locutor de rádio especializado em esportes. Como radialista, passou a colecionar camisas e bolas dos jogos que comentava e fazia matérias de campo. Lauthenay nos contou que sempre gostou de ser repórter investigativo e para isso, frequentava periodicamente os arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (um dos Espaços Culturais que faz parte desta edição), onde vasculhava antigos de jormaois e resitas à procura de notícias sobre determinado jogador ou esportista - aposentado - com a finalidade de montar uma reportagem especial. A Rádio Gazeta e Rádio Progresso – as ícones em rádios da época - foram a base de alguns livros que escreveu. Conhecido nos meios de divulgação esportivos, Lauthenay manifestava – aos amigos mais chegados – a vontade de montar um museu onde pudesse exaltar e lembrar - principalmente – os desportistas do passado. Praticamente todos a quem mostrava seu projeto de museu o incentivava e apoiava a ideia. Homenagem a Dida Edvaldo Alves Santa Rosa, Dida, é um lendário alagoano que começou jogando no CSA, transferiu-se para o Flamengo onde passou doze anos. Foi tri-campeão carioca em 1953/54/55. Na decisão do tri-campeonato, no jogo Flamengo 4 x América 1, fez os quatro gols do Flamengo. Desse clássico, o museu guarda a camisa usada por nosso tri-campeão, a qual se encontra junto com as faixas do tri-campeonato. Dida também jogou na seleção brasileira de 1958, indo para a copa da Suécia como titular. Atuou na primeira partida contra a Áustria,contundiu-se e perdeu o lugar para Pelé.
Contato
Telefone (82) 3326-6329

e-mail: lauthenay@bol.com.br

blog: museudosesportes.blogspot.com.br/
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Alagoas"
2,9Km - Museu de Arte Brasileira - Abrange parte da doação de 2270 obras de arte efetuada por Pierre Chalita à sua fundação, em 1980.
Saiba mais
2,9Km - MISA - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - No museu podem se encontrados dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio foi construído em 1869.
Saiba mais
2,9Km - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas.
Saiba mais
2,9Km - Museu de Tecnologia do Século XX - Museu de Tecnologia do Século XX tem exposição de itens e maquinários do século passado e seu acervo conta com vários itens de informática, como computadores da década de 1970, impressora matricial com dimensões bem grandes, terminais “burros”, bem como o
Saiba mais
2,9Km - Museu do Comércio de Alagoas - A sequência do circuito é a história da Associação, representada por um rico acervo de móveis e utensílios de época e grande iconografia de alta resolução. Uma coleção de moedas explica a mudança do primeiro padrão monetário e até exibe o meio circulante
Saiba mais
3,4Km - Museu Théo Brandão - O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes.
Saiba mais
3,4Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual.
Saiba mais
3,6Km - Museu de História da Medicina de Alagoas - O museu possui instrumentais representativos do século XIX século XX
Saiba mais
3,7Km - Museu da II Guerra Mundial - acervo com fotos, armas, capacetes e fardas referentes à Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais
3,7Km - Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA é constituído basicamente do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos, como os destacados Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e, as magníficas telas do pintor alagoano nascid
Saiba mais
1.685,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.707,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais