Carregando... aguarde
Museu do Comércio de Alagoas - Guia das Artes
Museu do Comércio de Alagoas
aberto agora
Museus
Museu do Comércio de Alagoas
Horários de funcionamento
dom
seg
08:30
17:00
ter
08:30
17:00
qua
08:30
17:00
qui
08:30
17:00
sex
08:30
17:00
sab
08:30
17:00
Local
Associação Comercial de Alagoas - Rua Sá e Albuquerque, 467. Jaraguá
Conteúdo
Com uma espera de 81 anos o Museu do Comércio de Alagoas – MUCOM é instalado no Palácio do Comércio. Era a vontade da diretoria que construiu a sede da Associação Comercial de Maceió, e Homero Galvão revelou, claramente, em seu discurso de inauguração, no dia 16 de junho de 1928, registrado no Jornal de Alagoas do dia seguinte. A sequência do circuito é a história da Associação, representada por um rico acervo de móveis e utensílios de época e grande iconografia de alta resolução. Uma coleção de moedas explica a mudança do primeiro padrão monetário e até exibe o meio circulante das usinas de açúcar. Finalmente mergulha-se no passado pitoresco do bairro de Jaraguá, com seus casarios, seu amplo desenvolvimento, sua gente trabalhando, suas lojas e o porto. O museu nasce com uma vocação à pesquisa, por isso, os que desejam ampliar seus conhecimentos e pesquisar desde a formação das Juntas de comércio, na época de Dom João VI até as muitas histórias dos descobrimentos, viagens a índia, Comércio de especiarias, escravos até as estatísticas dos navios negreiros ou da movimentação do porto de Maceió, o Museu oferece obras em fac-símile oriundas das Bibliotecas, Nacional de Portugal, Arquivo Ultramarino, Nacional do Brasil, Domínio Público e Brasiliana, como também o próprio acervo da Associação Comercial de Maceió, com seus 11 livros de atas e as escriturações da movimentação das importações e exportações de açúcar, algodão e tantas outras mercadorias que passavam pelo porto de Jaraguá. Boa parte desse material já está digitalizado e está disponibilizado ao público interessado.
Contato
telefones: (82) 3336-1237 / 3336-7711

fax: (82) 3326-1278

e-mail: acmaceio@yahoo.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Alagoas"
0,0Km - Museu de Tecnologia do Século XX - Museu de Tecnologia do Século XX tem exposição de itens e maquinários do século passado e seu acervo conta com vários itens de informática, como computadores da década de 1970, impressora matricial com dimensões bem grandes, terminais “burros”, bem como o
Saiba mais
0,2Km - MISA - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - No museu podem se encontrados dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio foi construído em 1869.
Saiba mais
0,2Km - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas.
Saiba mais
0,5Km - Museu de Arte Brasileira - Abrange parte da doação de 2270 obras de arte efetuada por Pierre Chalita à sua fundação, em 1980.
Saiba mais
1,0Km - Museu Théo Brandão - O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes.
Saiba mais
1,4Km - Museu de História da Medicina de Alagoas - O museu possui instrumentais representativos do século XIX século XX
Saiba mais
1,5Km - Museu da II Guerra Mundial - acervo com fotos, armas, capacetes e fardas referentes à Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais
1,7Km - Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA é constituído basicamente do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos, como os destacados Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e, as magníficas telas do pintor alagoano nascid
Saiba mais
1,7Km - Pinacoteca Universitária da UFAL - Nasceu com o propósito primordial de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas.
Saiba mais
1,9Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual.
Saiba mais
1.682,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.704,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais