Carregando... aguarde
Museu Théo Brandão - Guia das Artes
Museu Théo Brandão
aberto agora
Museus
Museu Théo Brandão
Horários de funcionamento
dom
10:00
17:00
seg
10:00
17:00
ter
10:00
17:00
qua
10:00
17:00
qui
10:00
17:00
sex
10:00
17:00
sab
10:00
17:00
Local
Av. da Paz, 1490, Centro
Conteúdo
O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes.Recebeu o nome de Théo Brandão, em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió, que veio a ser a sua sede própria.O ato de transferência do Museu, saindo do Campus Tamandaré para o Palacete dos Machados, como era conhecido o prédio da Avenida da Paz, foi assinado pelo reitor em exercício, prof. João Azevedo, também principal articulador da criação do Museu.Localizado em uma das principais artérias da cidade, o Museu desempenhou suas funções como Centro Cultural, perfeitamente integrado à vida da comunidade, até ter sido fechado, em 1988, e o seu acervo transferido para o Espaço Cultural, enquanto aguardava a restauração do imóvel.A decisão de fechar as portas do antigo casarão acelerou o processo de desgaste do prédio, cuja execução do projeto de restauro só foi possível em 2001. Apesar da precariedade das instalações provisórias, o Museu Théo Brandão continuou a desempenhar suas funções junto à comunidade, promovendo exposições em espaços alternativos.A biblioteca permaneceu aberta ao público e a Instituição continuou promovendo apresentações de grupos folclóricos e outras atividades.Em 1997, no primeiro reitorado do prof. Rogério Moura Pinheiro, a então Pró-Reitora de Extensão, profa. Margarida Santos da Silva deflagrou a campanha de restauração do prédio sede do Museu.Em 1999, a campanha promocional ganhou mais impulso e a Ufal, em dezembro do mesmo ano, conseguiu, junto à Caixa Econômica Federal, o recurso necessário à restauração do prédio, tendo sido a negociação intermediada pelo senador por Alagoas, Teotonio Vilela Filho. A Caixa Econômica Federal incluiu o prédio do Museu Théo Brandão no seu projeto de restauração de imóveis históricos, como parte das festividades em torno dos 500 Anos do Brasil.Paralelamente ao restauro do prédio, o mesmo senador conseguiu, junto à Petrobras, o patrocínio para o projeto de reinstalação do acervo, acondicionamento e exposição das peças , adequação do circuito (iluminação e aclimatização) e outros procedimentos necessários à atualização e modernização da Instituição.O projeto de Reinstalação do Museu Théo Brandão priorizou o bem-estar do acervo e do ser humano que nele permanecerá na condição de funcionário ou usuário.A reinstalação do Museu em seu prédio sede se constituiu em um marco para a cultura do Estado e um importante passo para que o turismo local seja desenvolvido a partir das características mais ricas da tradição regional.
Contato
Telefone (82) 3214-1711
E-mail: museutheobrandao@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Alagoas"
0,4Km - Museu de História da Medicina de Alagoas - O museu possui instrumentais representativos do século XIX século XX
Saiba mais
0,5Km - Museu da II Guerra Mundial - acervo com fotos, armas, capacetes e fardas referentes à Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais
0,7Km - Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA é constituído basicamente do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos, como os destacados Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e, as magníficas telas do pintor alagoano nascid
Saiba mais
0,7Km - Pinacoteca Universitária da UFAL - Nasceu com o propósito primordial de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas.
Saiba mais
1,0Km - Museu de Tecnologia do Século XX - Museu de Tecnologia do Século XX tem exposição de itens e maquinários do século passado e seu acervo conta com vários itens de informática, como computadores da década de 1970, impressora matricial com dimensões bem grandes, terminais “burros”, bem como o
Saiba mais
1,0Km - Museu do Comércio de Alagoas - A sequência do circuito é a história da Associação, representada por um rico acervo de móveis e utensílios de época e grande iconografia de alta resolução. Uma coleção de moedas explica a mudança do primeiro padrão monetário e até exibe o meio circulante
Saiba mais
1,0Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual.
Saiba mais
1,2Km - MISA - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - No museu podem se encontrados dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio foi construído em 1869.
Saiba mais
1,2Km - Museu da Imagem e do Som de Alagoas - É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas.
Saiba mais
1,5Km - Museu de Arte Brasileira - Abrange parte da doação de 2270 obras de arte efetuada por Pierre Chalita à sua fundação, em 1980.
Saiba mais
1.682,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.704,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais