Carregando... aguarde
VICTOR MATTINA-2017-09-16 - Guia das Artes
VICTOR MATTINA -
Evento encerrado
VICTOR MATTINA -
Quando aconteceu
Sábado, 16 Setembro até Domingo, 19 Novembro
Local
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 Centro - Rio de Janeiro
Conteúdo

ANTES DO FÓRUM

O trabalho de Victor Mattina não permite a zona de conforto; explora a surpresa e o espanto e mostra de antemão que o artista não acredita na obra feita meramente para embelezar o mundo. Faz parte da estética fundamental do artista escolher situações relacionadas a zombarias, rituais, crimes, saúde mental e morte.

Nesta exposição, várias telas de diferentes tamanhos dão forma a uma intensa narrativa pictórica. Baseadas em fotografias criminais de peritos forenses, as obras podem ser vistas como uma película de cinema editada com vários cortes, incluindo os espaços reflexivos da parede em branco. Apesar do jogo de associações criado invariavelmente pelo espectador a partir da ambiguidade entre a visão técnica do perito forense e a obra, cada uma das telas é individual e tem valor particular como corte incisivo em uma realidade carregada de ameaças, um campo de atuação cheio de vestígios – parte do texto de Evangelina Seiler.

SOBRE O ARTISTA

Entre 2012 e 2015, instigado pelo olhar antropológico de Jean Rouch e os escritos sobre o êxtase de Georges Bataille, sua pintura oscilou entre a alteridade do devir xamânico e a manipulação transgressora de corpos-objetos por agentes marginais, como serial killers e fetichistas eróticos.

Utiliza a pintura, consciente de seu peso arcaico frente às novas mídias, acrescida de recortes e ângulos cinematográficos. Propõe realizar uma pintura distante e por vezes anêmica, resultante da hiperrealidade niilista baudrillardiana onde o simulacro é apenas o que existe. Atualmente investiga as heterotopias foucaultianas em cemitérios, fazendo o paralelo entre estatuárias e as casas dos entes ainda vivos.


CURRÍCULO

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em design gráfico pela ESPM (RJ, 2008). Atualmente pesquisa as relações entre a estética forense e os vestígios da violência.. Mostras individuais: Delta, galeria Cosmocopa, Rio de Janeiro, RJ, 2012; Dublê, Pequena Galeria da UCAM, Rio de Janeiro, RJ, 2010.

MOSTRAS COLETIVAS:

2017 A Luz que Vela o Corpo é a mesma que Revela a Tela – Curadoria de Bruno Miguel – Caixa Cultural, Rio de Janeiro, RJ.
2016 x4 – Curadoria de Marcelo Campos e Efrain Almeida– Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ.
2016 Abre Alas 12 – Curadoria de André Sheik, Adriana Varejão e Paula Borghi – A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ.
2015 Mais Pintura – Sesc Quitandinha, Petrópolis, RJ.
2014 Mais Pintura – EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ;
2013 Mais Pintura – Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, RJ.
2013 O Mal dos trópicos – Centro Cultural Banco Central, Rio de Janeiro, RJ.
2013 Siga o Coelho Branco – Instituto Cultural Germânico, Niterói, RJ.
2012 “Atemporal” – Espaço Atemporal, Rio de Janeiro, RJ;


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

2017 4ª Concurso Residências Artísticas da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife – PE. (orientação de Moacyr dos Anjos)
2016 6ª Edição da Bolsa Pampulha no MAP de Belo Horizonte, MG. Nesta residência, sob orientação de Luisa Duarte, Moacir dos Anjos, Mabe Bethônico e curadoria de Cauê Alves, pesquisou os hospitais mineiros da saúde mental e fotografou quartos, corredores, lavanderias, pátios etc. A partir deste material, fundiu as dependências em espaços impossíveis. Desde então seu trabalho faz parte do acervo do museu mineiro.

Preços e pagamento
Entrada Franca
Contato
Tel: 55 21 2215 2093
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL - A exposição permanente A História do Voto apresenta 14 ilustrações de vinil sobre MDF com cerca de 3m de altura e dois vídeos da TV Cultura que falam sobre a trajetória das eleições no Brasil. A mostra pretende enfatizar a importância do voto para criança
Saiba mais
0,3Km - Paço Imperial - Centro Cultural do Iphan - MinC - espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade
Saiba mais
0,3Km - Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB Rio de Janeiro - Além do Arquivo Histórico e Memória, o CCBB abriga espaços destinados a atividades culturais diversificadas, como as exposições permanentes “O Banco do Brasil e Sua História [...] e a “Galeria de Valores”[...].
Saiba mais
0,3Km - Fundação Casa França Brasil - dedicada, desde 2008, à divulgação da arte e da cultura contemporâneas.
Saiba mais
0,3Km - Fundação Casa França – Brasil - É um espaço cultural localizado no Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,3Km - Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - proporciona aos pesquisadores e ao público em geral o acesso a informações sobre a história da Justiça no Estado do Rio de Janeiro
Saiba mais
0,5Km - A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
0,5Km - ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
0,5Km - TNT - A galeria foi fundada em 2001, no Shopping Cassino Atlântico
Saiba mais
0,5Km - Museu Cartográfico do Serviço Geográfico do Exército - "O museu apresenta parte importante da história da cartografia brasileira. "
Saiba mais
12,9Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais