Carregando... aguarde
Moda - Arte e Filosofia da FAAP-2017-03-21 - Guia das Artes
Moda, Arte e Filosofia da FAAP
Faltam 17247 dias para o início
Moda, Arte e Filosofia da FAAP
Quando acontece
Terça, 21 Março até Terça, 04 Abril
dom
seg
ter
19:00
22:00
qua
qui
19:00
22:00
sex
sab
Local
FAAP
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Conteúdo

A Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) realiza o curso “Moda, Arte e Filosofia”, que propõe uma leitura do momento atual, a partir da relação entre Moda, Arte e Filosofia, apoiando-se nas metodologias arqueológicas e cartográficas. O curso será apresentado pelo pesquisador em filosofia, Brunno Almeida Maia, entre os dias 21 de março a 04 de abril.

“O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura, economia, política, arte e pensamento. O cartógrafo, por seu turno, é aquele que, ouvindo os sinais das ruas, percebe e antecipa o que está em vias de se produzir numa sociedade e numa determinada época”, argumenta Almeida Maia, que desenvolve pesquisa sobre o diálogo entre Literatura e Moda desde o ano de 2012.

Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, a história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura - o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação. Neste sentido, cada aula terá um tema, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que pretende instigar nos estudantes a observação que o ato de vestir-se vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo, o nosso tempo e a nossa cultura.


Olhar intuitivo

Autor dos livros “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Ed. Giostri, 2014), “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), e “São Paulo em Palavras” (Ed. Aquarela Brasileira, 2017), o filósofo pretende destacar a nova fase do projeto de pesquisa, a partir da costura de diversos autores - entre os quais Walter Benjamin, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Roland Barthes, Friedrich Nietzsche, Charles Baudelaire, Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Donna Haraway, Michel Foucault, Jacques Rancière, Richard Sennet, Virginia Woolf, Marcel Proust. Além disso, estuda os movimentos políticos, artísticos e culturais como o Surrealismo, o Maio de 1968, os estilistas belgas do The Antwerp Six (Escola da Antuérpia), os costureiros japoneses – Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Issey Miyake – a Queda do Muro de Berlim, e a questão dos gêneros e sexualidades no contemporâneo.

Segundo Brunno Almeida Maia, desde 2012, sua pesquisa investiga a questão da narrativa, tanto presente nas obras de ficção, como numa criação de Moda. “A escolha   de um   possível diálogo entre Moda, Arte e Filosofia, por meio da história, consiste neste desejo em decifrar as constelações que conjugam uma atitude visionária, e a capacidade que temos em decifrar os sinais de mudanças históricos, pensando o processo de criação”.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado

A FAAP, que em 2017 completa 70 anos, oferece educação de qualidade, formando cidadãos conscientes e profissionais empreendedores para ocupar posições de liderança em seus respectivos mercados de trabalho. No total são seis faculdades (Artes Plásticas, Comunicação e Marketing, Administração, Direito, Economia e Engenharia) com 18 cursos de graduação, além de colégio e pós-graduação. Há sete décadas, a FAAP conserva o espirito vanguardista, consolidando-se como um importante polo de educação global, que integra arte, cultura, excelência de ensino e tecnologia.

Na área de moda contemporânea, a FAAP é um polo de ensino e de difusão. A bem-sucedida história da instituição com esse setor, desde a criação do primeiro curso livre de modelagem nos anos 1980, resulta em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e cursos livres. Palco de grandes desfiles e de eventos internacionais, a Fundação também criou um concurso exclusivo, o FAAP Moda, hoje em sua 13ª edição, que já faz parte do calendário fashion da cidade de São Paulo.

Contato
Tel.: (11) 3662-7449



Informações para imprensa

patricia@baobacomunicacao.com.br
luana@baobacomunicacao.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,1Km - Fibra Galeria -
Saiba mais
0,6Km - Teatro Folha - Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha já recebeu mais de 2 milhões de espectadores.
Saiba mais
0,6Km - Espaço Arte M. Mizrahi -
Saiba mais
0,7Km - A Casa das Artes - A Casa das Artes - Galeria, fundada em 13 de maio de 1993
Saiba mais
0,9Km - Adelina Galeria -
Saiba mais
0,9Km - Brasiliana - A Galeria tem 37 anos e conhece arte do povo como ninguém.
Saiba mais
1,0Km - CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO - O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular 1
Saiba mais
1,1Km - Galeria Pilar - Inaugurada em 2011 por Elisio Yamada e Henrique Miziara,
Saiba mais
1,2Km - Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
1,2Km - CASA GUILHERME DE ALMEIDA - Primeira casa-museu biográfica de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida foi reaberta em dezembro de 2010, após ficar fechada por quatro anos. O espaço, que passou por uma reestruturação, apresenta a sala de leitura, a máquina de escrever e a cama em que
Saiba mais
229,0Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais