Carregando... aguarde
Unânime Noite Volume Três-2018-03-10 - Guia das Artes
Unânime Noite - Volume Três
Evento encerrado
Unânime Noite - Volume Três
Quando aconteceu
Sábado, 10 Março até Domingo, 06 Maio
Local
Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2.000, 4º andar
Conteúdo

A Fundação Iberê Camargo inaugura amanhã Unânime Noite – Volume 3, uma mostra coletiva reunindo obras de três dezenas de artistas em um conjunto que, inspirado pela literatura, discute os limites de autoria, o conceito de realidade e as fronteiras entre o sono e a vigília.

Unânime Noite – Volume 3, como o nome já explicita, é a terceira edição de uma mostra que o curador Bernardo José de Souza descreve como algo mais próximo a um "romance", com capítulos em vez de edições. Os volumes 1 e 2 foram apresentados, respectivamente, na galeria Bolsa de Arte, de São Paulo, em 2015, e no Centro de Arte Contemporânea de Vilnius, na Lituânia, em 2016, a cada vez com um novo conjunto de obras e artistas. A exposição na Lituânia se justifica porque a inspiração inicial de Souza para o projeto foi um texto escrito pelo artista e curador lituano Raimundas Malasauskas, no qual são listadas formas e conceitos de narrativas que ajudam a delimitar o que é humano. 

A exposição conta com obras de, entre outros, Ana Mazzei, Cristiano Lenhardt, Daniel Jablonski, Eduardo Haesbaert, Elida Tessler, Gustavo Torres, Regina Silveira, além do próprio Malakauskas e de Iberê Camargo.

A programação paralela inclui o Cabaret Unânime Noite, evento noturno com atrações musicais, performances, leituras e exibição de filmes. Será realizado nos sábados de exibição da mostra, sempre às 16h, o seminário O Império dos Sonhos – Fantasia e Surrealismo, com debates sobre os temas noite e absurdo. O primeiro convidado será o carioca Daniel Jablonski, mas também estão confirmados nomes como a escritora gaúcha Veronica Stigger e o artista uruguaio Pablo Uribe.

 

Unânime Noite – Volume Três

Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2.000, 4º andar), Porto Alegre.

Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h, a partir deste sábado (10), até 6 de maio. Entrada franca.

A exposição: coletiva com obras de 30 artistas. Curadoria de Bernardo de Souza.

Programação paralela: neste sábado, às 16h, Daniel Jablonski abre o seminário O Império dos Sonhos, com o tema O Sono, o Sonho, Freud e as Noções de Ócio e Produtividade. No domingo, às 16h, tem sessão comentada do filme Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, de David Lynch, com o diretor Gilson Vargas. 

 

Fonte: gauchazh

Preços e pagamento
Entrada franca
Contato
Tel: (51)3247-8000
E-mail: comunicacao@iberecamargo.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
0,0Km - Fundação Iberê Camargo - É um instituto localizado em Porto Alegre.
Saiba mais
2,0Km - Museu de Geologia - O Museu de Geologia da CPRM não se limita a exibir belos cristais ou exóticos arranjos de minerais.
Saiba mais
4,7Km - Studioclio - É um instituto localizado em Porto Alegre.
Saiba mais
5,0Km - Museu do Trabalho - Entidade civil, o Museu do Trabalho foi fundado em 7 de dezembro de 1982, como parte de um amplo projeto de preservação e restauração da antiga Usina do Gasômetro, abandonada pela Eletrobrás.
Saiba mais
5,2Km - Museu Júlio de Castilhos - Foi a primeira instituição museológica do Estado e, como era comum na época, seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia.
Saiba mais
5,2Km - Museu Militar do Sul - O museu foi idealizado no ano de 1994 pelo então Comandante da 3ª Região Militar o General-de-Divisão João Carlos Rotta com o intuito de preservar conservar e expor objetos históricos do Exército Brasileiro e do Comando Militar do Sul.
Saiba mais
5,3Km - Casa de Cultura Mário Quintana - É uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Saiba mais
5,3Km - Museu Banrisul - O Museu Banrisul abriu suas portas para visitação pública em 15 de março de 1994. Suas peças foram coletadas junto às agências do Estado e do país, entre elas destacamos: documentos, máquinas, relógios, fotografias, mobiliário, enfim, objetos que denotam
Saiba mais
5,3Km - Galeriade Arte Mamute - Fundada em 2012 por Niura Borges, a Mamute é uma galeria de arte voltada à produção contemporânea, representando artistas que trabalham com distintas plataformas - pintura, desenho, fotografia, escultura, gravura, vídeo e novas mídias.
Saiba mais
5,4Km - Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa - É um museu localizado na cidade de Porto Alegre.
Saiba mais
859,1Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
859,1Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
859,3Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
859,4Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
859,4Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
859,4Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
1.079,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.118,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais