Carregando... aguarde
PW170AWeingartner No Campo dos Olhos-2023-08-31 - Guia das Artes
"PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos"
Evento encerrado
"PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos"
Quando aconteceu
Quinta, 31 Agosto até Segunda, 26 Fevereiro
Local
Casa da Memória da Unimed - Federação
Rua Santa Terezinha, 263
Conteúdo

 

Dois quadros do pintor gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em um hospital de Porto Alegre, na segunda-feira (21). 

Mas é claro que os exames não tem nada a ver com medicina: as obras de arte passaram pela análise para identificar detalhes escondidos e investigar possíveis modificações antes de uma exposição sobre o artista que será inaugurada em Porto Alegre.

A exposição "PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos", promovida pela Casa da Memória da Unimed Federação-RS, será inaugurada em 31 de agosto e contará, além de obras inéditas de Weingärtner, com originais, matrizes, fac-símiles e ampliações de pinturas do artista. Também estarão expostos os resultados das tomografias realizadas nesta semana.

"É um estudo de história da arte por meio das obras dele. Além de ver se realmente é um apintura antiga, também dá para ver curiosidades sobre como o artista trabalhava, as camadas de tinta e se tem algo oculto, que o artista possa ter feito e passou por cima. Conseguimos ver também questões de estado da obra, se ela está íntegra, se passou por restauros ou modificações", explica o curador José Francisco Alves.

As obras que passaram pela tomografia são "Planos de Guerra" (1889) "Namoro" (sem data). A primeira mostra dois homens em trajes monárquicos confabulando em uma sala cheia de detalhes. Já a segunda foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão. A obra será reproduzida em tamanho 455% maior, para que seja possível analisar os traços de Weingärtner.

 Obra "O Namoro", de Pedro Weingärtner, foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão — Foto: André Ávila/Agência RBS

Obra "O Namoro", de Pedro Weingärtner, foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão

 

A mostra celebra os 170 do nascimento do artista, que é considerado um dos artistas plásticos mais relevantes da história do RS. O título, "Weingärtner No Campo dos Olhos", se refere ao aspecto mais destacado das obras de Weingärtner: o detalhismo.

"São quatro décadas produzindo no Brasil e, principalmente na Europa. Ele viveu a maior parte da vida em Roma, sempre produzindo, vivendo só de arte", diz Alves.

A mostra fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2024.

 

Tomografia pode mostrar detalhes escondidos e possíveis modificações em obras de arte — Foto: André Ávila/Agência RBS

Tomografia pode mostrar detalhes escondidos e possíveis modificações em obras de arte

 

Exposição

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h (último acesso às 17h30), e no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 8h às 13h (último acesso às 12h30)

Duração: de 31 de agosto de 2023 até 26 de fevereiro de 2024

Local: Casa da Memória da Unimed-Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263, em Porto Alegre).

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre — Foto: André Ávila/Agência RBS

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre

 

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre — Foto: André Ávila/Agência RBS

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre

 

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre — Foto: André Ávila/Agência RBS

Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre 

 

Foto de capa: Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre —

Crédito das fotos: André Ávila/Agência RBS

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
GaleriaBolsa de Arte - Rio Grande do Sul - A Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre iniciou suas atividades no ano de 1980.
Saiba mais
Galeria Carmen Medeiros -
Saiba mais
Galeria de Arte Mamute - A Galeria de Arte Mamute foi criada em 2012 com o objetivo de destacar a pesquisa poética em arte contemporânea e lançar jovens artistas em formação de carreira. Priorizando representar artistas gaúchos emergentes, a Mamute configura-se como uma plataform
Saiba mais
Memorial do Mercado Público - o Mercado Público comemora 146 anos de existência. Com suas paredes e bares centenários, o velho Mercado é um passeio na memória da história da cidade, com sua rica diversidade de cores, aromas e produtos, com aquele típico atendimento que só os mercados
Saiba mais
Memorial do Ministério Público - o Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis
Saiba mais
Memorial do Rio Grande do Sul - O Memorial do Rio Grande do Sul foi criado através de um convênio entre o governo federal e o governo estadual, em setembro de 1996, como um centro histórico voltado para a preservação da cultura gaúcha.
Saiba mais
Museu Antropológico - O MARS tornou-se um centro dinâmico de pesquisas antropológicas e etnoarqueológicas, comunicando seu trabalho em exposições, seminários e cursos, entre outros.
Saiba mais
Museu da VARIG - Acervo: Modelos de aviões utilizados pela Varig, coleção de protótipos, de motores de aeronaves do período de 1927-1955 e os uniformes da empresa. Pode-se ter acesso à cabine do avião DC-3 e à cabine de passageiro de avião moderno.
Saiba mais
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado.
Saiba mais
Museu de Geologia - O Museu de Geologia da CPRM não se limita a exibir belos cristais ou exóticos arranjos de minerais.
Saiba mais