Dois quadros do pintor gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em um hospital de Porto Alegre, na segunda-feira (21).
Mas é claro que os exames não tem nada a ver com medicina: as obras de arte passaram pela análise para identificar detalhes escondidos e investigar possíveis modificações antes de uma exposição sobre o artista que será inaugurada em Porto Alegre.
A exposição "PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos", promovida pela Casa da Memória da Unimed Federação-RS, será inaugurada em 31 de agosto e contará, além de obras inéditas de Weingärtner, com originais, matrizes, fac-símiles e ampliações de pinturas do artista. Também estarão expostos os resultados das tomografias realizadas nesta semana.
"É um estudo de história da arte por meio das obras dele. Além de ver se realmente é um apintura antiga, também dá para ver curiosidades sobre como o artista trabalhava, as camadas de tinta e se tem algo oculto, que o artista possa ter feito e passou por cima. Conseguimos ver também questões de estado da obra, se ela está íntegra, se passou por restauros ou modificações", explica o curador José Francisco Alves.
As obras que passaram pela tomografia são "Planos de Guerra" (1889) e "Namoro" (sem data). A primeira mostra dois homens em trajes monárquicos confabulando em uma sala cheia de detalhes. Já a segunda foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão. A obra será reproduzida em tamanho 455% maior, para que seja possível analisar os traços de Weingärtner.
Obra "O Namoro", de Pedro Weingärtner, foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão
A mostra celebra os 170 do nascimento do artista, que é considerado um dos artistas plásticos mais relevantes da história do RS. O título, "Weingärtner No Campo dos Olhos", se refere ao aspecto mais destacado das obras de Weingärtner: o detalhismo.
"São quatro décadas produzindo no Brasil e, principalmente na Europa. Ele viveu a maior parte da vida em Roma, sempre produzindo, vivendo só de arte", diz Alves.
A mostra fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2024.
Tomografia pode mostrar detalhes escondidos e possíveis modificações em obras de arte
Exposição
Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h (último acesso às 17h30), e no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 8h às 13h (último acesso às 12h30)
Duração: de 31 de agosto de 2023 até 26 de fevereiro de 2024
Local: Casa da Memória da Unimed-Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263, em Porto Alegre).
Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre
Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre
Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre
Foto de capa: Obras de Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em Porto Alegre —
Crédito das fotos: André Ávila/Agência RBS