Carregando... aguarde
Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp - Guia das Artes
Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp
abrirá em 7 horas e 22 minutos
Museus
Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp
Horários de funcionamento
dom
11:00
17:00
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
Rua Luiz Franciosi Sério, 350. Forqueta
Conteúdo

A atividade marcante na região de colonização italiana no Rio Grande do Sul foi a vitivinicultura. Foi por meio dela que obteve-se algo mais que a própria sobrevivência na pequena propriedade rural. Apesar dos acidentes geográficos, do solo muitas vezes pobre, a uva Isabel expandiu-se, resistindo às pragas. Firmou uma paisagem cultural inconfundível.

Cantinas domésticas, vinícolas e produtores sempre tiveram  dificuldades com a expansão do mercado comercial. Em 1929, diante de uma grave crise do setor, um grupo de produtores reuniu-se e formou a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a primeira do gênero na América Latina. Ainda em funcionamento, seu amplo prédio é também um testemunho arquitetônico e bem cultural. Por meio de uma parceria entre a Cooperativa e a Secretaria da Cultura/ Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, constituiu-se o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, em 2002, ocupando pequena parte da edificação.

A exposição de longa duração reúne peças, objetos, utensílios e equipamentos que demonstram a fase artesanal da fabricação do vinho, momento histórico em que se deu a afirmação econômica do imigrante e de seus descendentes. Este acervo foi formado por várias doações de particulares e reunido pelo Museu Municipal, ao longo do tempo, portanto representativo de uma identidade cultural.

Também estão expostos utensílios relativos ao cultivo e colheita da uva e recipientes para seu armazenamento, além de instrumentos de trabalho característicos dos ofícios correlatos – artesãos da cestaria e da tanoaria. Pode-se observar o esmero e a técnica no uso da madeira, do pequeno barril às grandes pipas onde o vinho aguardaria maturação.

Em espaço contíguo, a Cooperativa instalou o Espaço Cultural. Além da degustação e/ou aquisição dos vinhos, sucos e produtos coloniais, o visitante pode ser surpreendido por apresentações do Grupo Felice Persone – canções e histórias bem humoradas – autêntico representante desta tradição italiana denominada “filó”

Contato
Telefone: (54) 3535-1640
Fax: (54) 3221-2423
E-mail: museumunicipal@caxias.rs.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
6,3Km - Museu Municipal Casa de Pedra - Foi utilizado inicialmente como moradia da família Fin.
Saiba mais
6,6Km - Museu Municipal Casal Moschetti - Museu localizado na cidade de Farroupilha.
Saiba mais
9,4Km - Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Museu localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
10,3Km - Monumento Nacional ao Imigrante - Espaço localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
10,3Km - Museu Ambiência Casa de Pedra - Espaço localizado em Caxias do Sul.
Saiba mais
10,9Km - Memorial Atelier Zambelli - Fica no Espaço Interno Monumento Jesus Terceiro Milênio.
Saiba mais
11,1Km - Museu Municipal de Caxias do Sul - É um museu eclético, de caráter didático, e durante muitos anos ocupou uma sala no prédio junto à Biblioteca Pública Municipal, em frente à praça Dante Alighieri, inicialmente ocupado pela Intendência Municipal.
Saiba mais
11,3Km - Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira - Localiza-se em Caxias do Sul.
Saiba mais
13,8Km - Museu de Ciências Naturais - UCS - Museu localizado na Universidade de Caxias do Sul.
Saiba mais
22,3Km - Museu do Imigrante - Museu localizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Saiba mais
1.005,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.058,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais