
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
Os imigrantes europeus na região nordeste do Rio Grande do Sul utilizaram a madeira e pedra - abundantes no território, e criaram uma arquitetura diferenciada. Um exemplar que resistiu ao tempo para testemunhar a história, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX, na então denominada 9ª Légua de Caxias. A construção apresenta pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais.
Foi adquirida e pertenceu a Jacob Brunetta de 1913 a 1946 quando tornou-se propriedade de David Tomazzoni. Ao longo do tempo, em construções de madeira, outras atividades foram ali desenvolvidas como abatedouro de suínos, armazém, ferraria e outros.
Com a expansão urbana naquela região, especialmente dos bairros São José e Santa Catarina, a antiga edificação estava ameaçada. Em 1974, aproximando-se o centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Município de Caxias do Sul negociou com a família Tomazzoni. Tornou-se proprietário da área e instalou o Museu Casa de Pedra, inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva. Desde então, é um espaço de referência para a comunidade e para os visitantes.
Revela o modo de vida cotidiano na pequena propriedade, centrado no trabalho familiar, em que se baseou a formação social, econômica e cultural de Caxias do Sul.
Na área externa, um parreiral relembra a principal cultura agrícola dos imigrantes italianos e seus descendentes, ao lado de outras árvores frutíferas e ornamentais, e de um forno, confeccionado artesanalmente com tijolos e barro.
Internamente, o mobiliário e os adornos reconstituem o ambiente vivenciado. Na cozinha, o rústico fogão encravado na pedra, as grandes panelas e os utensílios adequados à confecção dos alimentos: a polenta, a massa, o pão. Na sala, a mesa com muitos lugares, apropriada à família numerosa, os quadros e imagens de santos católicos de devoção, os objetos do artesanato feminino. No andar superior, o quarto com poucos e indispensáveis móveis.
Pelo fato de constituir-se, no seu todo, em ambientação autêntica do final do século XIX, recebeu a correta denominação museológica – Museu Ambiência Casa de Pedra. Popularmente, é conhecida como Casa de Pedra.
Fax: (54) 3221-2423
E-mail: museumunicipal@caxias.rs.gov.br