Carregando... aguarde
Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira - Guia das Artes
Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira
abrirá em 7 horas e 25 minutos
Museus
Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
Rua Visconde de Pelotas, 249. Centro
Conteúdo

A participação do Brasil na II Guerra Mundial se deu por meio da Força Expedicionária que enviou 25.334 pracinhas, dentre eles 121 soldados e 12 civis voluntários de Caxias do Sul e da região nordeste do Rio Grande do Sul. Lutaram na Itália durante sete meses e  dezenove dias (1944 – 1945), junto às Forças Aliadas, incorporando-se as 5º Exército dos Estados Unidos.

Para valorizar esta participação, foram criadas entidades associativas dos veteranos em diversas cidades do país. A de Caxias do Sul ganhou impulso a partir da instalação de um espaço próprio, composto por Museu e  Centro Cívico, inaugurado em 2 de setembro de 1976, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Em 2005 foi iniciado o processo de modernização do espaço físico e museográfico que culminou com a  reinauguração em 14 de  junho de 2007. Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento. A  contextualização histórica no âmbito internacional, nacional e regional é realizada por meio de fotografias, textos e   trechos de depoimentos pessoais. A visita pode ser  complementada pela exibição de documentários sobre o tema, em sala apropriada.

No subsolo encontra-se espaço de convivência, mantido em sua originalidade e carinhosamente denominado “Casamata do Pracinha”. É ali que se realiza a confraternização mensal dos ex-combatentes, no tradicional almoço da primeira quarta-feira, reunindo amigos e familiares.

Ações integradas de valorização deste patrimônio tem sido realizadas junto a diferentes segmentos e públicos, com recursos humanos e materiais adequados. Palestras, aulas, visitas e encontros com os ex-pracinhas são algumas das atividades.

Contato
Telefone: +55 (54) 3901-1422
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
0,3Km - Museu Municipal de Caxias do Sul - É um museu eclético, de caráter didático, e durante muitos anos ocupou uma sala no prédio junto à Biblioteca Pública Municipal, em frente à praça Dante Alighieri, inicialmente ocupado pela Intendência Municipal.
Saiba mais
1,7Km - Museu Ambiência Casa de Pedra - Espaço localizado em Caxias do Sul.
Saiba mais
2,0Km - Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Museu localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
2,3Km - Memorial Atelier Zambelli - Fica no Espaço Interno Monumento Jesus Terceiro Milênio.
Saiba mais
2,7Km - Museu de Ciências Naturais - UCS - Museu localizado na Universidade de Caxias do Sul.
Saiba mais
3,7Km - Monumento Nacional ao Imigrante - Espaço localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
11,3Km - Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp - Localiza-se em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Saiba mais
14,8Km - Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi - Museu histórico localizado na cidade de Flores da Cunha.
Saiba mais
17,1Km - Museu Municipal Casa de Pedra - Foi utilizado inicialmente como moradia da família Fin.
Saiba mais
17,7Km - Museu Municipal Casal Moschetti - Museu localizado na cidade de Farroupilha.
Saiba mais
995,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.047,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais