Carregando... aguarde
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - MAAS - Guia das Artes
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - MAAS
amanhã às 09:00h
Museus
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - MAAS
Horários de funcionamento
dom
09:00
12:00
seg
ter
qua
09:00
16:00
qui
sex
sab
09:00
12:00
Local
Av. República do Chile, 245 (subsolo), Centro, Rio de Janeiro, RJ CEP: 20031-170
Conteúdo
O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro (MAAS) tem como missão preservar e divulgar a história da presença da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Um importante acervo sacro, reunido a partir da década de 1950, registra os cinco séculos da presença da igreja católica no Brasil, assim como parte da história da própria cidade do Rio de Janeiro, desde o período colonial até a República.Atualmente, o MAAS reúne mais de cinco mil peças, distribuídas entre esculturas, pinturas, mobiliário, pratarias, porcelanas, indumentárias, objetos religiosos e litúrgicos, entre outros itens.Um dos destaques: o trono que pertenceu a D.Pedro II, utilizado, em 1980, pelo Papa João Paulo II, em visita ao BrasilEspaço Físico: prédio, território e entornoO Museu Arquidiocesano de Arte Sacra localiza-se no subsolo da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.A construção da Nova Catedral de São Sebastião foi iniciada na década de 1960, tendo o dia 20 de janeiro de 1964 como data de colocação da pedra fundamental, com cerimônia celebrada pelo, então, Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara.Com 75 metros de altura, 106 metros de diâmetro e capacidade para 5.000 lugares sentados, o projeto da Catedral é de autoria do arquiteto Edgar da Fonseca, executado pelo engenheiro Newton Sotto Maior e mestre de obras Joaquim Corrêa.Instituição: trajetória e natureza jurídicaO Museu Arquidiocesano de Arte Sacra é uma instituição vinculada à Arquidiocese do Rio de Janeiro.Criado em 16 de dezembro de 1976, por ocasião das comemorações do Tricentenário de criação do Bispado de São Sebastião do Rio de Janeiro, durante a solenidade de inauguração da catedral, presidida pelo, então, Arcebispo Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales.Na sacristia da nova Catedral foram expostas peças do acervo. O diretor nomeado para o museu foi o Mons. Ivo Antonio Calliari.Após passar por reformas estruturais, o museu foi aberto à visitação pública no dia 24 de abril de 2001.Acervo MuseológicoO acervo compreende mais de 5.000 peças registradas, entre esculturas, pinturas, mobiliário, prataria, porcelana, indumentária religiosa, medalhística, condecorações, livros litúrgicos, joalheria, objetos devocionais. Destaca-se a coleção João Paulo II, que possui atualmente 73 peças referentes às suas duas visitas ao Rio de Janeiro, em 1980 e 1997.Dentre várias obras que ilustram a história do Rio de Janeiro, destacam-se duas obras atribuídas a Leandro Joaquim, óleo sobre tela, século XVIII, representando o incêndio do Recolhimento do Parto e reconstituição do mesmo. Há ainda um relevante número de retratos de Sacerdotes e também exemplares de pintura cusquenha (arte religiosa de cunho catequista, da região de Cuzco, típica do século XVII).Acervo ArquivísticoO Arquivo Arquidiocesano, instalado no subsolo da Catedral, possui aproximadamente 1100 metros lineares entre documentos manuscritos, impressos e iconográficos.
Contato
Telefone: (021) 2240-2869 / 2262-1797
catedral@catedral.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,3Km - CENTRO CULTURAL DA SAÚDE - O palacete que abriga o centro cultural foi projetado por Gastão Bahiana para ser o Pavilhão da Estatística na exposição do Centenário da Independência, em 1922.
Saiba mais
0,3Km - Museu Histórico Nacional - MHN - o circuito expositivo de longa duração percorre os espaços cobrindo desde a pré-história brasileira até o período Republicano.
Saiba mais
0,3Km - MUSEU DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA - O local mantém um pequeno museu de arte sacra, mas o destaque é o interior da igreja, considerada uma das expressões máximas do barroco brasileiro dos séculos 17 e 18. Iniciada em 1657, a igreja passou por um processo de restauro que durou 12 anos e troux
Saiba mais
0,4Km - Caixa Cultural Rio de Janeiro - A CAIXA Cultural Rio de Janeiro está localizada no edifício-sede da CAIXA, na Av. Almirante Barroso, 25, junto à Estação Carioca do metrô e do VLT.
Saiba mais
0,4Km - Museu da Força Expedicionária Brasileira - "[...] rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionária Brasileira [...]"
Saiba mais
0,4Km - Teatro João Caetano - O Teatro João Caetano é o mais antigo do Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,4Km - Teatro Carlos Gomes - Localiza-se na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,4Km - Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro - a riqueza da cultura brasileira, especialmente, da carioca.
Saiba mais
0,5Km - Museu Nacional de Belas Artes - Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o edifício de arquitetura eclética projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes
Saiba mais
0,5Km - Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - Instalado no corredor cultural da Praça Tiradentes, centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) é uma referência na difusão da arte contemporânea brasileira.
Saiba mais
12,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
360,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais