Carregando... aguarde
IDA - Feira de Design do Rio-2017-09-14 - Guia das Artes
IDA Feira de Design do Rio
Evento encerrado
IDA Feira de Design do Rio
Quando aconteceu
Quinta, 14 Setembro até Domingo, 17 Setembro
Local
Galeria AWZ
Rua Redentor 279, Ipanema
Conteúdo

Inaugurada em 2016 pelas cariocas Zilá Horta e Ana Carolina Horta, a Galeria AWZ lança um novo olhar sobre a Arte Popular Brasileira. A dupla, que se dedica a revelar ao grande público talentos de todas as regiões do país, faz sua estreia no circuito artístico carioca e participará pela primeira vez da IDA – Feira de Design do Rio, que acontece de 14 a 17 de setembro, na Mariana da Glória.

Com curadoria de Ana Carolina Lacava, a AWZ aposta numa coleção exclusiva para a IDA, que será apresentada num stand de 30m2 com peças de edições limitadas pinçadas de norte a sul. Quase 20 artistas compõem o portfólio da galeria, entre eles Cícero Rodrigues, de Petrolina, Lamartine Faria da Silva, de Cabo de Santo Agostinho, e Marcos Costa, de Sertânia. Materiais como madeira e barro são predominantes nas obras que, em sua maioria, enaltecem a fauna e a flora das regiões e tratam de temas como a representação do homem e da mulher do sertão.

“Cada criação tem uma história fascinante. É preciso valorizar mais os artistas nacionais, principalmente a nossa produção local, que é riquíssima em história, com relevante valor estético e artístico. Precisamos abrir as janelas da arte popular brasileira para o mundo”, orgulha-se Zilá Horta, que desde 2015 já esteve em praticamente todos os estados e em breve fará uma visita ao Pantanal.

O conhecimento aprofundado de artistas e seus trabalhos fez com que Zilá e Ana Carolina abrissem mais uma frente de trabalho. Mãe e filha apostam também em joias brasileiras exclusivas, que estarão expostas no stand ARTWINDOWZ, um desdobramento da AWZ, também na IDA.

As peças são produzidas com matérias-primas encontradas na natureza ou descartadas pela indústria. “Nossos artesãos são muito criativos e dispõem de uma gama infinita de recursos naturais sustentáveis para elaborar as biojoias. Historicamente a joalheria é uma forma de arte. O homem já decorava seu corpo com pinturas e com adornos desde o tempo Paleolítico”, defende Zilá. “Queremos dar o primeiro passo para diminuir as fronteiras entre a arte popular brasileira e a arte contemporânea”, completa Ana Carolina.

 

Informações para a imprensa

Frase Comunicação

Rita Capell
21 3042-5405/ 9294-1935
ritacapell@frasecomunicacao.com.br

Andrea Gonçalves
(21) 3042-5405/ 7149-9540
andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

Paula Areosa
21 98093-2019
paula.areosa@frasecomunicacao.com.br

Contato
E-mail: contato@galeriaawz.com
Telefone: +55 (21) 99963-7737
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - Galeria de Arte Ipanema - A história da arte moderna e contemporânea brasileira acontece há quatro décadas numa Galeria que merece se chamar Ipanema.
Saiba mais
0,1Km - Luciana Caravello Arte Contemporânea -
Saiba mais
1,4Km - Midrash Centro Cultural - Oferece diversas atrações culturais sem fins lucrativos.
Saiba mais
1,4Km - AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
1,4Km - Casa de Cultura Laura Alvim - A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço dedicado à arte e a cultura, doada à cidade por sua idealizadora, Laura Alvim que investiu todos seus bens na construção desse sonho
Saiba mais
1,4Km - PARQUE DA CATACUMBA - Mais conhecido por grupos de esportistas, abriga trilhas, vegetação exuberante e um museu a céu aberto. São 32 esculturas de artistas nacionais e estrangeiros como Franz Weissmann, Bruno Giorgi e Carybé.
Saiba mais
1,5Km - Galeria Mul ti plo Espaço Arte - Múltiplos formatos. Múltiplos artistas. Múltiplos olhares
Saiba mais
1,5Km - Mul.ti.plo Espaço Arte - A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares de se relacionar com a arte.
Saiba mais
1,5Km - Portas Vilaseca Galeria - Uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro
Saiba mais
1,5Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
7,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais