19:00
19:00
19:00
19:00
19:00
14:00
Portas Vilaseca Galeria foi fundada por Jaime Portas Vilaseca, em 2012 e funcionou até fevereiro de 2018 no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, ano em que seu espaço foi ampliado para um edifício de três andares, no bairro de Botafogo, na mesma cidade. Hoje representamos 17 artistas brasileiros da história recente das artes visuais no Brasil.
Nossa galeria caracteriza-se por duas frentes de trabalho: (a) a aposta em artistas ascendentes; e (b) a experimentação. Nascidos em diferentes gerações e oriundos de diversos pontos geográficos no Brasil, os artistas representados desenvolvem pesquisas em todas as linguagens das artes visuais – da pintura à performance, da escultura ao vídeo e sempre abertos à sobreposição de mídias. Mais do que meros produtores de objetos, cada um deles pesquisa o campo das artes visuais com preocupações relativas ao estatuto da imagem na contemporaneidade. Devido a isto, quando observamos as exposições realizadas, tanto na galeria, quanto em feiras de arte, fica claro que o ato expositivo é encarado como um ato experimental em que nenhuma proposição será igual à outra; os visitantes sempre terão uma experiência física e visual únicas.
Nossa galeria, portanto, tem como valores a divulgação e a institucionalização no Brasil e no exterior de seu elenco de artistas; sendo necessário que as obras sejam, antes de tudo, um exercício de liberdade individual – seja para o público que as frui, seja para os artistas que as criam, ou, enfim seja para a galeria que as abrigam e incentivam.
Portas Vilaseca Galeria é membro da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT.
A Portas Vilaseca é uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, sua breve e contundente trajetória já aponta para novos modos de apresentação, acompanhamento e comercialização de obras de arte. A Portas Vilaseca vem reconfigurando seu quadro de artistas a fim de trazer a público uma produção contemporânea de altíssima qualidade, de artistas de diferentes gerações e em variados meios, refletindo assim a miríade de poéticas e questões do tempo atual. Ciente do ritmo de desenvolvimento da obra de um artista, e de seu lastro, a Portas Vilaseca tem como princípio um acompanhamento próximo e contínuo da produção de seus artistas e sua posterior articulação a todo o sistema de arte. Trabalhar junto aos artistas é valorizar o processo e a experimentação em arte. A Portas Vilaseca considera incessantemente novos modos de fazer e negociar arte, assim como o contexto em todas suas esferas. Assim, a galeria incrementa importantes e tradicionais coleções nacionais enquanto também se dedica à formação de um novo público e um novo colecionismo, atento e comprometido com o desenvolvimento da arte brasileira.
Artistas: Ana Hupe, Ayrson Heráclito, Carolina Martinez, Claudia Hersz, Deborah Engel, Felipe Seixas, Gabriel Secchin, Iris Helena, Ismael Monticelli, Jorge Soledar, Lin Lima, Mano Penalva, Pedro Victor Brandão, Rafael Pagatini, Ramonn Vieitez, Raquel Nava, Solange Escosteguy.
galeria@portasvilaseca.com.br