Carregando... aguarde
CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL - Guia das Artes
CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
aberto agora
Museus
CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
Horários de funcionamento
dom
12:00
19:00
seg
ter
12:00
19:00
qua
12:00
19:00
qui
12:00
19:00
sex
12:00
19:00
sab
12:00
19:00
Local
Av. Rio Branco, 241, 3º andar - Cinelândia
Conteúdo
O Centro Cultural Justiça Federal é uma espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras. Vinculado à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro.A construção do prédio teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade, então Capital Federal, e estava destinado, inicialmente, a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Iniciadas as obras, o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal, que ainda não possuía sede definitiva, e foi inaugurado em 3 de abril de 1909. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, o edifício é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital Federal para Brasília. Desde então,aedificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e varas da Justiça Federal de 1ª Instancia. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em 4 de abril de 2001, já como Centro Cultural.
Contato
tel. (21) 3261-2550.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Museu Cartográfico do Serviço Geográfico do Exército - "O museu apresenta parte importante da história da cartografia brasileira. "
Saiba mais
0,0Km - Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME - "[...] preservar e contribuir para o desenvolvimento da memória e da cultura escoteira do Brasil."
Saiba mais
0,0Km - Complexo Cultural da Marinha - Ilha Fiscal - "Na ilha, o castelo aberto à visitação [...]"
Saiba mais
0,0Km - Complexo Cultural da Marinha - Espaço Cultural da Marinha - "A proposta é a de um embarque pela história do Brasil e da navegação."
Saiba mais
0,0Km - A GENTIL CARIOCA - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
0,0Km - Complexo Cultural da Marinha - Museu Naval - Sede da DPHDM - "[...] preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha."
Saiba mais
0,0Km - ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
0,0Km - Museu Jorge Goulart e Nora Ney - NATUREZA ADMINISTRATIVA: Particular.ANO DE CRIAÇÃO: 2000. TIPOLOGIA DO ACERVO: História.
Saiba mais
0,0Km - TNT - A galeria foi fundada em 2001, no Shopping Cassino Atlântico
Saiba mais
0,0Km - Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian - O Centro Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971, na Praça Onze, e recebe o nome de Calouste Gulbenkian em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian.
Saiba mais
0,4Km - Memórias Sobre Papel - As obras, datadas de 1977 a 2017, abordam a temática do mundo exterior (paisagens e figuras na água) e o mundo interior (naturezas mortas, retratos, figuras e reflexos em espaços íntimos).
Saiba mais
0,4Km - Quase pinturas - A mostra exibe 13 trabalhos figurativos a óleo do paulista Fabio Cardoso. Inéditas no Rio até então, as obras têm como base diferentes imagens feitas com a câmera do celular do artista.
Saiba mais
0,4Km - Nirvana: Taking Punk to the Masses - Pela 1ª vez fora de Seattle, exposição sobre Nirvana chega ao RJ em junho.
Saiba mais
0,5Km - Eu me declaro - Artista discute temas como a condição feminina e os jogos de poder na exposição que reúne cerca de 60 obras, do final dos anos 1970 até os dias de hoje.
Saiba mais
0,7Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
0,7Km - A Volta das Coleções do MAM Rio - Projeto com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes.
Saiba mais
1,4Km - Meu mundo teu - Numa trama que põe em relação diferentes contextos, pessoas, momentos, intenções. Aqui se articulam amizades, trocas, narrativas e serviços que nos últimos anos atravessaram a vida – e a obra – do paraense Alexandre Sequeira, e que em comum possuem sobrem
Saiba mais
1,4Km - Inovanças - Criações à Brasileira - Exposição mostra invenções de artistas brasileiros.
Saiba mais
5,8Km - Outras Matrizes, Novas Poéticas - Trata-se de uma mostra coletiva composta por doze artistas gravadores do eixo Rio-Niterói. Com entrada gratuita, a exposição segue até o dia 2 de julho.
Saiba mais
8,7Km - Beatriz Milhazes: Marola, Mariola e Marilola - Reconhecida por suas pinturas mundo afora, Beatriz Milhazes se arrisca em novos desafios lança a exposição Marola, Mariola e Marilola.
Saiba mais