
18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
Primeiro parque estadual criado para conservar o Patrimônio Espeleológico do Paraná, o Parque de Campinhos tem uma área de 336,98 hectares que não abriga animais em cativeiros. Trata-se de uma área aberta com livre acesso para a fauna. Destaques para gavião-relógio, opilião (aranha dentro das cavernas), morcegos herbívoros, gralha azul, surucuá-de-peito-amarelo, surucuá-de-peito-vermelho, quero-quero, papagaio-do-peito-roxo, araponga, pica-pau da cabeça vermelha, veado-mateiro, serelepe, paca, jacu, lontra, cutia, galinha d’água, cacorro-do-mato, quati, furão, tatu-galinha, gato-do-mato-pequeno, preá e outros. Há também cobras como coral, cascavel, jaracuçu e jararaca.
O principal atrativo do parque é a Gruta dos Jesuítas, considerada a quinta maior caverna do Estado do Paraná em extensão (com 1400 metros aproximadamente). Acompanhado de um guia, o visitante percorre uma área de 550 metros da Gruta dos Jesuítas. O trajeto dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos. O passeio conta com uma ausência total de luz, temperatura entre 16º e 18º e umidade de 95% a 100%. Destaque também para as cavernas Jesuítas/Fada e a trilha da floresta. A trilha possui dimensão de 890 metros e seu percurso é realizado em aproximadamente 50 minutos.
Na Floresta com Araucária, a espécie dominante é o Pinheiro-do-Paraná. No decorrer da trilha, outras espécies nativas poderão ser observadas como: Imbuia, Erva-Mate e Cedro, entre outras.
E-mail: pecampinhos@iap.pr.gov.br