
18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
Uma bacia hidrográfica cravada no Vale do Sertão de Cima, protagonista do rio que banha nosso município e formadora de um dos mais belos vales desta região, o Vale do Codó. Esta área de grande singularidade pertence a um dos mais novos Parques Estaduais do Paraná, criado pelo decreto N° 1528 de 02 de outubro de 2007, com área aproximada de 760,00 ha.
Com uma extensão de aproximadamente 9 km e um paredão de pedras, de mais ou menos 20 metros de altura, por ele corre o Rio Jaguariaíva, uma verdadeira dádiva da natureza.
O vale é margeado por uma mata virgem e espessa, viveiros de várias espécies de animais. Aproveitando os acidentes geográficos do local, por necessidade e sem destruir a natureza, o Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, instalada em nosso município e proprietária da área em 1943, construiu uma represa e usina para geração de energia para a fábrica. A represa contribuiu ainda mais para a beleza do Vale, surgindo um grande lago, ladeado por muralhas de pedra em toda a sua extensão.
O Vale do Codó apresenta grande potencial para desenvolvimento de esportes náuticos e pesca. Uma grande diversidade de espécies de peixes compõe a fauna do Parque, como por exemplo, bagre, cará, carpa, cascudo, mandi e lambari, que são encontrados em quase toda a extensão do rio no Vale do Codó. Em alguns pontos do Vale do Codó também podem ser encontrados cascudo e dourado.
Fax: (42) 3225-2757
E-mail: tadeu.capriotti@hotmail.com / iappontagrossa@iap.pr.gov.br