Carregando... aguarde
Observatório Astronômico Prof Dr Leonel Moro - Guia das Artes
Observatório Astronômico Prof Dr Leonel Moro
aberto agora
Institutos
Observatório Astronômico Prof. Dr. Leonel Moro
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
Local
Rua Antônio Manosso, s/n. Bairro Rural do Juruqui
Conteúdo

O Observatório Astronômico Profº Dr. Leonel Moro foi inaugurado em 24 de novembro de 1994, sob a direção do Prof° José Manoel Luís Ungaretti da Silva, sendo Diretora Geral do CEP a Profª Adélia Dias Castelã Ribeiro. O prédio, com formato de uma nave espacial, foi construído numa área de 5000 m2 no bairro rural de Juruquí, município de Campo Magro, distando 20 km de Curitiba. O Observatório tem uma área construída de 222,4 m2, possuindo uma cúpula de 3,5m de diâmetro o qual abriga o telescópio principal, além de oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico. Está assentado no topo de uma colina a 1.062 metros acima do nível do mar e 133 metros acima do nível de Curitiba, o que permite uma boa visualização do céu com descortínio de todo o horizonte, além de se constituir no melhor local, relativamente, às condições meteorológicas da Região Metropolitana de Curitiba. Do observatório, é possível avistar Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Curitiba e a Serra do Mar.

O Observatório está devidamente equipado para o ensino da Astronomia e Ciências afins, sendo também utilizado para programas de pesquisa em apoio aos grandes observatórios e instituições do Brasil e do exterior.

Informações adicionais
As tradicionais visitas abertas do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná à comunidade acontecem conforme as datas informadas na página Visitação Pública do CACEP, desde que haja um quórum pré-estabelecido e céu compatível para observações.Os membros do CACEP e os visitantes partirão do Planetário às 20 horas, do estacionamento do CEP, logo após a reunião do Clube de Astronomia do CEP (CACEP) que acontece entre 19h e 20h, com retorno previsto para as 23h.As visitas públicas são gratuitas e o deslocamento ao Observatório será de responsabilidade de cada participante.A observação do céu será com telescópios e as identificações das constelações acontecem sob o monitoramento dos professores do Observatório e membros do CACEP.Caso as condições atmosféricas sejam muito adversas à observação astronômica, uma palestra com softwares livres de astronomia contemplam a programação.Alunos e menores de 18 anos devem, necessariamente, vir acompanhados de um maior responsável.Veja mais informações sobre a visitação ao observatório na página de Visitação Pública do CACEP.Para mais informações sobre a localização, mapas e coordenadas do Observatório Astronômico, acesse o endereço: https://www.cacep.com.br/mapa Visitas ao Observatório (Instituições)O Observatório Astronômico do CEP possui uma capacidade de atendimento de até 40 pessoas por atividade. Para o agendamento de visitas, a instituição interessada deverá enviar um ofício dirigido à:Prof. José Manoel Luís da Silva – Astrônomo DiretorObservatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do ParanáTelefone: (41) 3234-5612E-mail: oacep@cep.pr.gov.brEndereço: Av. João Gualberto, 250 – GlóriaCEP: 80030-000Curitiba – PRO ofício pode ser enviado pelo fax (41) 3234-5641 ou pelo e-mail oacep@cep.pr.gov.br constando os seguintes itens:– Especificar que se trata de uma visita exclusiva ao Observatório Astronômico;– Nome e endereço da Instituição;– Nome e assinatura do(a) Diretor(a) da instituição;– Série dos alunos (Pré a Pós-graduação);– Nome Completo e R.G. do responsável que acompanhará os alunos no dia da visita;– Telefone para contato (outras localidades – ligação será a cobrar);– Indicação do melhor horário para contato (ligação).Os ofícios serão respondidos por ordem de chegada.
Contato
+55 41 3234-5612

oacep@cep.pr.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - Sociedade Garibaldi - Palacete Giuseppe Garibaldi - Foi construído para unir os imigrantes italianos da cidade.
Saiba mais
0,1Km - Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná - Museu da UFPR localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,2Km - Museu da Memória Teatro Guaíra - O museu guarda a história do Teatro Guaíra.
Saiba mais
0,3Km - Museu Elias Abrahão - Museu das Drogas (Divisão de Narcóticos - DINARC / Polícia Civil do Paraná) - Museu com o objetivo de alertar sobre o uso de drogas.
Saiba mais
0,5Km - Museu do Cartaz - Localiza-se no complexo Solar do Barão, em Curitiba.
Saiba mais
0,5Km - Casa da Memória de Curitiba - Voltado para a preservação da história de Curitiba.
Saiba mais
0,5Km - Museu da Imagem e do Som do Paraná - Museu localizado na cidade de Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,5Km - CASA JOAO TURIN - A Casa João Turin foi inaugurada em 1989, com o objetivo de preservar o acervo do artista. Além da exibição permanente do acervo, a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas escultores e projetos de interação museu/escola.
Saiba mais
0,6Km - Memorial de Curitiba - Espaço de Curitiba que abriga atividades culturais.
Saiba mais
0,6Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
339,3Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
565,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
665,9Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais