
A Galeria Ybakatu abre uma nova exposição com o artista Alex Flemming, que reside entre São Paulo e Berlin. A exposição Long Play Memoirs traz obras do artista realizadas no último ano e é composta de pinturas sobre discos em vinil, adquiridos em lojas de segunda mão em Berlin.
O artista utiliza letras de músicas que são repertório afetivo e cultural de milhões de pessoas, escrevendo-as de maneira criptográfica para serem decifradas pelo espectador, da mesma maneira que utilizou poemas brasileiros criptografados na sua maior obra de arte pública, a Estação Sumaré do Metrô de São Paulo. Com o vinil como suporte, Flemming busca resgatar memórias afetivas por meio das cores e das palavras, criando uma dança de significados não lineares que despertam reações emocionais no observador. Através das espirais de cores e letras sobre o fundo negro do vinil, Flemming convida o espectador a decifrar os versos musicais, evocando memórias afetivas que emergem ao longo da trajetória do olhar.
Com um toque de nostalgia sobre a rápida evolução tecnológica, Flemming reflete sobre como a tecnologia está em constante mudança, substituindo-se rapidamente por novas formas. Nessa série, o artista resgata a tecnologia praticamente abandonada do vinil e a transforma em suporte para sua “pintura sobre superfícies não tradicionais”, uma técnica que já havia utilizado anteriormente na série “Lápides”, que se apropriava de laptops usados.
Long Play Memoirs é um diálogo que o artista estabelece com as melodias que permeiam sua existência, preservando a essência da música em sua obra. Com sua técnica notável e seu olhar sensível para a história e a tecnologia, Flemming nos presenteia com uma exposição única e cativante que nos leva a reviver nossas memórias musicais, celebrando a música e a poesia.
Fonte: DasArtes