Carregando... aguarde
Casa da Cultura de Cerro Azul - Guia das Artes
Casa da Cultura de Cerro Azul
abrirá em 8 horas e 51 minutos
Espaços culturais
Casa da Cultura de Cerro Azul
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Rua Padre Luciano Maria Hussai, 84. Centro
Conteúdo

O prédio é quase tão antigo quanto Cerro Azul, pois foi construído a pedido dos imigrantes alemães e a mando do governo da Província do Paraná, em 1875, servindo como templo de culto. Segundo Dr. Ruy Vilella Guiguer, pesquisador da história e da cultura de Cerro Azul, foi a primeira igreja evangélica ecumênica da região, porque nela congregavam os presbiterianos calvinistas (franceses), os luteranos (alemães) e outros grupos evangélicos. O templo era dirigido na época pelo missionário imigrante inglês GEORGE BIECKERSTH, antepassado da Família Bichels. A edificação foi também sede do Grupo Escolar de Serro Azul, sendo reformada na gestão do Prefeito Athanagildo de Souza Laio e do Governador Moisés Lupion e pertencendo à municipalidade até 1981. Em 29 de janeiro de 1982, durante a gestão do Prefeito Altenir Alves David e do governador Ney Amintas de Barros Braga, o prédio foi doado ao governo do estado do Paraná, sendo utilizado como Fórum da Comarca de Cerro Azul até setembro de 2003. Com a mobilização da comunidade cerro-azulense, coordenada pelo advogado Dr. Ruy Vilella Guiguer, o prédio retornou ao município em regime de comodato em 02 de fevereiro de 2005, para finalidades estritamente culturais – abrigar “a Casa da Memória, Centro Cultural, Museu e atividades afins”, durante a gestão do Prefeito Valdemir Santos Porfírio e do Governador Roberto Requião de Melo e Silva. Hoje, além de referência turística do município pelo fato de ser uma edificação da época da Colônia Assunguy, a Casa da Cultura presta informações históricas e culturais do município, contando com uma sala da memória, arquivo de artefatos diversos, achados arqueológicos, vestuário e documentos variados sobre a história do município, além de acervo de material para pesquisa sobre História do Paraná e História de Cerro Azul, colocados à disposição comunidade.

Contato
Telefone: +55 (41) 3662-1722
E-mail: município@terra.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - Museu Ucraniano de Curitiba - Museu que busca preservar a cultura ucraniana no Brasil.
Saiba mais
0,0Km - Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - Museu voltado para a fotografia localizado em Curitiba.
Saiba mais
0,0Km - Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba - Museu de arte sacra localizado em Curitiba.
Saiba mais
0,2Km - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Museu de arte contemporânea localizado em Curitiba.
Saiba mais
0,3Km - Casa Cel. Joaquim Lacerda - Espaço localizado em Lapa, no estado do Paraná.
Saiba mais
0,4Km - Museu da Imagem e do Som do Paraná - Museu localizado na cidade de Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,5Km - Museu Elias Abrahão - Museu das Drogas (Divisão de Narcóticos - DINARC / Polícia Civil do Paraná) - Museu com o objetivo de alertar sobre o uso de drogas.
Saiba mais
0,6Km - Casa Andrade Muricy - O objetivo é atender preferencial a comunidade escolar (alunos e professores de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, das classes regular e especial).
Saiba mais
0,7Km - Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná - Museu da UFPR localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,7Km - Museu Ferroviário de Curitiba - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
566,0Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
666,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais