Carregando... aguarde
Não-Dito-2017-01-11 - Guia das Artes
Não-Dito
Evento encerrado
Não-Dito
Quando aconteceu
Quarta, 11 Janeiro até Sexta, 24 Fevereiro
Local
Galeria de Arte do MABEU-CCBEU – Museu de Artes Brasil-Estados Unidos
Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos
Conteúdo

A exposição Não-Dito, da artista pernambuca Ana Lira. As obras foram criadas a partir de restos de campanhas eleitorais coletados em centros urbanos brasileiros e ficarão expostas no Museu de Artes Brasil-Estados Unidos (MABEU – CCBEU) até 24 de fevereiro. A mostra, selecionada através do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, tem curadoria de Pablo Lafuente e produção da Proa Cultural.

Não-Dito resulta de um processo de pesquisa do projeto Voto!, no qual a artista explorou a atual crise de representação política brasileira, mapeando discursos criados por rasgos, escritos e colagens que foram deixados para trás pela população e transformados pela ação do tempo. O trabalho foi materializado em 16 peças de acrílico, seis impressos em formato de santinhos eleitorais, sete cartazes, uma lona e um projeto audiovisual, além de materiais encontrados nas ruas como panfletos, cartas abertas, adesivos e cartilhas.

O conjunto discute as relações de envolvimento e transparência nos processos de representação e o desgaste dos formatos de atuação política. Assim, busca incentivar uma cultura de participação coletiva. Paralelamente à mostra, um grupo de estudos semanal, aberto ao público, vai debater os conteúdos que nortearam a pesquisa artística e propor relações com o cenário local.

“A pesquisa exposta foi realizada no nordeste, mas a discussão proposta faz sentido em qualquer região do País”, observa Ana Lira, que desde o início do mapeamento, buscou tornar o debate universal e acessível a qualquer público. Durante o período expositivo, ela pretende ainda realizar um ciclo de intervenções artísticas nas ruas de Belém. “A proposta é que a exposição seja, ao mesmo tempo, uma plataforma de pesquisa para estudantes, artistas, pesquisadores e outros grupos interessados da cidade e uma forma de continuar desenvolvendo o próprio projeto”.

O representante da Funarte Norte/Nordeste, Naldinho Freire, explica que a chegada da mostra ao estado do Pará marca também um novo formato de atuação do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, com a fusão das regiões Norte e Nordeste como áreas de realização. “Visitei Belém e percebi a potência artística da região. A sequência do Prêmio vai fomentar a participação de mais artistas baseados no Norte do país. A ida de Ana Lira ao Pará já proporciona trocas diversas com a comunidade artística local, com a equipe de mediação e com o público. Estamos felizes de promover essa articulação”, afirma Naldinho.

Informações adicionais
Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015
Contato
Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Pará"
0,0Km - Museu de Arte Brasil Estados Unidos - o MABEU possui um acervo com 800 obras de arte, entre esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, e objetos, todas catalogadas e asseguradas em uma reserva técnica - sala totalmente preparada para salvaguardar as obras das intempéries naturais.
Saiba mais
0,9Km - Museu da Medicina do Pará - Inaugurado em 1999, o Museu surgiu a partir de uma ideia do médico Carlos Bichara, então presidente da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará. Em destaque o instrumental cirúrgico do Dr. Camilo Salgado, primeiro presidente da Sociedade e, atualmente, cultuado
Saiba mais
1,1Km - MABE- Museu de Arte de Belém -
Saiba mais
1,2Km - Museu do Estado do Pará - O acervo composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens, que incluem o próprio edifício, como testemunhos de diferentes contextos, permitindo diversificadas leituras.
Saiba mais
1,3Km - Museu da Imagem e do Som do Pará - A principal preocupação era criar uma instituição compromissada com o registro da memória das pessoas que construíram/constroem a história do Estado, com vistas a que as ações e as palavras desses sujeitos históricos ficassem ad aeternum.
Saiba mais
1,3Km - Museu do Círio - O acervo contempla sua realidade histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças, divididas em dez coleções, que vão desde arte sacra do século XIX, arte popular em miriti, até numeroso acervo escultório de ex-votos, entre outros it
Saiba mais
1,4Km - Museu de Gemas do Pará - dealizado para levar o visitante a uma viagem pela história gemológica do Pará, o Museu de Gemas tem um acervo com mais de quatro mil peças.
Saiba mais
1,4Km - Museu do Forte do Presépio - O acervo inclui artefatos líticos e cerâmicos pré-históricos, além da cultura material proveniente das escavações no próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e iconografias de grupos indígenas contemporâneos.
Saiba mais
1,4Km - Museu das Onze janelas - É um espaço destinado à arte contemporânea, localiza-se em Belém, sendo uma unidade integrante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
Saiba mais
1,4Km - Museu de Arte Sacra do Pará - O museu conta com um acervo de quase 400 peças sacras de pintura, talha, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos, proveniente tanto do acervo jesuítico como da cúria metropolitana da cidade. Outra parte do acervo deriva da aquisição da coleção de um m
Saiba mais
2.327,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.456,6Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais