Carregando... aguarde
Museu do Forte do Presépio - Guia das Artes
Museu do Forte do Presépio
abrirá em 9 horas e 17 minutos
Museus
Museu do Forte do Presépio
Horários de funcionamento
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
Praça Dom Frei Caetano Brandão , s/n. Cidade Velha.
Conteúdo
Fundada em 1616, a cidade de Belém tem no Forte do Presépio a sua primeira construção. Após os vários usos militares da fortificação e das modificações arquitetônicas que sofreu, o Forte foi revitalizado para uso museológico em 2002. Os circuitos expositivos são: o “Sítio Histórico da Fundação de Belém”, composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar; e o “Museu do Encontro”, que versa sobre o processo de colonização portuguesa na Amazônia em três momentos – pré-contato, contato e resultado do contato. O acervo inclui artefatos líticos e cerâmicos pré-históricos, além da cultura material proveniente das escavações no próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e iconografias de grupos indígenas contemporâneos.
Contato
telefones: (91) 4009-8828 / 4009-8822 / 4009-8826
fax: (91) 4009-8825
e-mail: fortedopresepio@velox.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Pará"
0,1Km - Museu de Arte Sacra do Pará - O museu conta com um acervo de quase 400 peças sacras de pintura, talha, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos, proveniente tanto do acervo jesuítico como da cúria metropolitana da cidade. Outra parte do acervo deriva da aquisição da coleção de um m
Saiba mais
0,1Km - Museu da Imagem e do Som do Pará - A principal preocupação era criar uma instituição compromissada com o registro da memória das pessoas que construíram/constroem a história do Estado, com vistas a que as ações e as palavras desses sujeitos históricos ficassem ad aeternum.
Saiba mais
0,1Km - Museu do Círio - O acervo contempla sua realidade histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças, divididas em dez coleções, que vão desde arte sacra do século XIX, arte popular em miriti, até numeroso acervo escultório de ex-votos, entre outros it
Saiba mais
0,1Km - Museu das Onze janelas - É um espaço destinado à arte contemporânea, localiza-se em Belém, sendo uma unidade integrante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
Saiba mais
0,2Km - Museu do Estado do Pará - O acervo composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens, que incluem o próprio edifício, como testemunhos de diferentes contextos, permitindo diversificadas leituras.
Saiba mais
0,3Km - MABE- Museu de Arte de Belém -
Saiba mais
0,7Km - Museu de Arte de Belém - foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém, que por sua vez pertence à Prefeitura Municipal de Belém.
Saiba mais
1,4Km - Museu de Arte Brasil Estados Unidos - o MABEU possui um acervo com 800 obras de arte, entre esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, e objetos, todas catalogadas e asseguradas em uma reserva técnica - sala totalmente preparada para salvaguardar as obras das intempéries naturais.
Saiba mais
1,7Km - Museu da Medicina do Pará - Inaugurado em 1999, o Museu surgiu a partir de uma ideia do médico Carlos Bichara, então presidente da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará. Em destaque o instrumental cirúrgico do Dr. Camilo Salgado, primeiro presidente da Sociedade e, atualmente, cultuado
Saiba mais
2,1Km - Museu de Gemas do Pará - dealizado para levar o visitante a uma viagem pela história gemológica do Pará, o Museu de Gemas tem um acervo com mais de quatro mil peças.
Saiba mais
2.327,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.457,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais