Apenas 1.200 exemplares da Ferrari 365 GTB/4 foram produzidas entre 1969 e 1973, tornando a Daytona rara o suficiente. Apenas cinco desses foram construídos com carroceria de alumínio, desenvolvida especialmente para dominar as 24 Horas de Daytona. Mas apenas um deles foi feito para rodar nas ruas – e agora está à venda.
A única Ferrari 365 GB4/4 Daytona Berlinetta Alloy by Scaglietti do mundo foi descoberta recentemente, e irá cruzar o pátio de leilão do evento Ferrari – Leggenda e Passione da RM Sotheby’s em setembro. Está no estado em que foi encontrada, sem restauração, com os números e documentação verificada.
Ao contrário das outras Daytonas da época, este exemplar recebeu faróis Plexiglas e vidros elétricos, além da carroceria de alumínio, e vem com pintura vermelha Rosso Chiaro e interior de couro Nero.
O carro saiu da fábrica da Ferrari para a concessionária Motor S.p.A. di Carla Allegretti, em Bolonha (Itália) em 1969, onde foi vendido no mesmo mês para Luciano Conti, fundador e publisher da revista Autosprint. A Ferrari foi vendida novamente em 1970 para Guido Maran de Verona, que mudou de ideia e vendeu o esportivo um mês depois para Carlo Ferruzzi de Revena.
Passou de dono para dono diversas vezes antes de acabar importado por uma concessionária japonesa e aparecer na revista Car Graphic em janeiro de 1972. Foi parar nas mãos de Makoto Taki, que deixou a Daytona escondida por mais de 40 anos, onde ficou até recentemente.
Agora vai à leilão, como parte do já mencionado Ferrari – Leggenda e Passione da RM Sotheby’s. O carro conta apenas 36.390 km no odômetro e deve conseguir um lance entre 1,65 milhão e 2 milhões de euros (entre R$ 5,27 mi e R$ 6,4 mi), mesmo nesta condição.