Carregando... aguarde
Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença” - Guia das Artes
Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença”
Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença”
Com curadoria de Vanda Klabin, mostra reúne trabalhos com linguagem pop, dos artistas Evandro Prado, Felipe Oliveira Mello, Fernando Ribeiro, Flávia Metzler, Rafo Castro e Yara Dewachter
inserido em 2018-04-19 18:37:32
Conteúdo

Para inaugurar o calendário de 2018 da Tramas Arte Contemporânea, o galerista João Sobral e a curadora Vanda Klabin uniram ideias e decidiram inovar. A dupla lança o projeto “Dá licença”, que tem como proposta reunir artistas da galeria e convidados para uma troca de experiências nas mais diversas formas, técnicas e linguagens. A mostra coletiva, que ganhará edição anual, será inaugurada no dia 26 de abril com obras de Evandro Prado, Fernando Ribeiro e Yara Dewachter, da Tramas, ao lado de Felipe Oliveira Mello, Flávia Metzler e Rafo Castro.

Os seis nomes selecionados pela curadora apresentam mais de 20 obras que transpiram uma linguagem visual pop, com temática extraída da cultura contemporânea. “Eles utilizam imagens instantaneamente familiares e reconhecíveis na vida cotidiana, que estão presentes nos produtos de consumo, no universo das histórias em quadrinhos, nos cartazes publicitários ou no diálogo com a arte. São diferentes intervenções estéticas que evidenciam diversas dicções, instigantes em suas tramas e contrapontos visuais”, explica Vanda Klabin.

Evandro Prado exibe séries em que reproduz imagens do Papa Francisco em sequência, todas em guache ou aquarela sobre papel. O artista conserva ornamentos e símbolos originais e, através de uma repetição compulsiva, ressignifica os objetos de devoção. Felipe Oliveria Mello mostra a série Majesty, de 2016, na qual trabalha com fotos da família real britânica retiradas de revistas e jornais sensacionalistas, com rostos bloqueados e carregadas por lacres vermelhos e linhas de costuras com fios dourados.

Ex-aluno de Nelson Leirner, Fernando Ribeiro desenvolve seu trabalho através de pinturas, assemblage, ready made e tridimensional usando o humor como ferramenta. Faz ainda uma passagem pela história da arte, com a releitura atual e divertida de obras de grandes pintores, como Picasso, Matisse e Miró. Com pinturas a óleo sobre linho e sobre madeira, Flávia Metzler provoca com seus trabalhos o distanciamento do mundo real, um sentido de mistério, alucinação, como o fragmento de um sonho ou narrativa.

O trabalho de Rafo Castro transita entre grafite, pintura, tatuagem, ilustração e designer. O artista, que tem estampa os muros de várias cidades brasileiras, leva para “Dá licença” seus personagens divertidos sobre tábuas de cortes usadas como suporte. Já Yara Dewachter apresenta duas séries. Em Museu da História Ficcional, ela utiliza brinquedos, como heróis, personagens da Disney e bonecos, mergulhados em cera e “aprisionados” em armários. Já em Pensamento, faz releituras de pinturas consagradas de artistas como Tarsila do Amaral e Klimt.

 

Sobre os artistas

Evandro Prado -  Bacharel em Artes visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vive em São Paulo e participa do Grupo Aluga-se, no qual desenvolve diversas exposições e ações. Além das inúmeras individuais e coletivas, participou, entre outros   do 24º Salão de Arte Pará, Rumos Itaú Cultural (2006), Abre Alas - A gentil Carioca (2014); 8º Salão Nacional de Jataí – GO; 37º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto; e 11º Bienal do recôncavo.

Felipe Oliveira Mello  - Bacharel em Artes Visuais em pintura, escultura e gravura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desde 2010, participa de exposições individuais no eixo Rio-São Paulo. Entre os destaques, "Majesty", no escritório de arte dconcept (São Paulo, 2015); SP-Arte (São Paulo, 2013); Os Legitimados, no Ateliê 397 (São Paulo, 2012); Arte Postal Os Livros, na Galeria Gravura Brasileira (São Paulo, 2011); Coletiva Casa ao Cubo (São Paulo, 2011); Mostra Edital da Galeria 13 do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo, 2010). Em 2011, recebeu o 2º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, na Galeria Belvedere.

Fernando Ribeiro - Interessado pelo universo dos gibis, iniciou sua carreira ainda jovem, como cartunista e roteirista de história em quadrinhos. Aluno de Nelson Leirner, tornou-se produtor do artista nos anos seguintes e também seu assistente em exposições nacionais e internacionais. Estudou Pintura e desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Possui obras nos acervos do Museu Salvador Allende (Chile), no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (Fortaleza) e no Museu Afro Brasil (São Paulo). 

Flávia Metzler - Em 2004 ingressou no curso de Pintura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde iniciou sua produção. Em 2009 realizou sua primeira exposição individual através do Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo, apresentada também na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, pelo Projeto Trajetórias. Em 2011 realizou individual no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis. A artista participou de diversas coletivas, entre elas da 12ª Mostra Internacional de Arte, no Museo de Arte Contemporáneo – MACUF (Espanha) e de Artesur: Collective Fictions, no Palais de Tokyo (Paris, França). 

Rafo de Castro - Formado em programação visual, trabalhou como designer ao lado de nomes como Marcelo Sommer, Gringo Cardia e Oestúdio. Atualmente faz parte da equipe de Artes da Osklen e Om.art e mantém o projeto #StreetArtRio, portal de mapeamento da arte de rua, do qual é idealizador, em parceria com o Estúdio Touch. 

Yara Dewachter - Formada em Comunicação social, realizou cursos livres em história da arte, encáustica, pintura e desenho. Participou das individuais Quase Verdades no dconcept escritório de arte (São Paulo, 2015); Museu Victor Meirelles (Florianópolis, 2009); Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (Joinville, 2009); Galeria Iberê Camargo (Porto Alegre, 2009). Fundou o Grupo Aluga-se a partir da exposição “Aluga-se”, que contou com a participação de 33 artistas durante 3 meses em uma casa dos anos 50 no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Entre as principais ações do grupo estão as exposições Casa Selvática – Paralela a Bienal Internacional de Artes de Curitiba (Curitiba, 2013); Feira PARTE; “Feios Sujos e Malvados” no Museu SAK (Dinamarca, 2011);

 

Exposição “Dá Licença”

Abertura: 26 de abril, às 19h
Período de visitação: 27 de abril a 26 de maio
Local: Tramas Arte Contemporânea – Avenida Atlântica, 4240, loja 219, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 17h. Tel: (21) 2287-2036


Entrada gratuita

 

Informações para a Imprensa

Frase Comunicação
Rita Capell21 99294-1935
ritacapell@frasecomunicacao.com.br 

Andrea Gonçalves
21 97149-9540
andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

Paula Areosa
21 98093-2019
paula.areosa@frasecomunicacao.com.br

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Seg
25/Mar
Estética de uma amizade - Alfredo Volpi e Bruno Giorgi - Estreia a mostra Estética da Amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi na Pinakotheke SP!
Saiba mais
Sáb
30/Mar
DAS TRIPAS CORAÇÃO: EXPOSIÇÃO UNE ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RIO - Artista visual Katia Wille cria experiências com IA em projeto de Arte inédito com a Microsoft em sua nova individual na Galeria do Lago, Museu da República
Saiba mais