Carregando... aguarde
Tela Brasil lançado nesse último sábado (30 de maio de 2026)- Guia das Artes
Tela Brasil lançado nesse último sábado (30 de maio de 2026)
Tela Brasil lançado nesse último sábado (30 de maio de 2026)
Foi lançado nesse último sábado (30 de maio de 2026) a plataforma pública de streaming de conteúdo Brasileiro Tela Brasil. Possui um acervo de mais de 500 obras individuais.
inserido em 2026-06-01 18:30:40
Conteúdo

 

Foi lançado nesse último sábado (30 de maio de 2026) a plataforma pública de streaming de conteúdo Brasileiro Tela Brasil. Possui um acervo de mais de 500 obras individuais. 

 

A Ministra da Cultura, Maragareth Menezes, destaca o lançamento da primeira plataforma de streaming federal do país como estratégico. Seu acesso é de graça, feito em qualquer browser, necessitando apenas de um login com o Gov.br. Algo importante de frisar é a tremenda atenção à acessibilidade. Como um serviço público de cultura, a existência das configurações de acessibilidade (que incluem de tudo, desde descrição de áudio a tradução para libras) eram obrigatórias. 

 

Ao contrário de serviços tradicionais de streaming, o objetivo da Tela Brasil não é a maximização do lucro, e sim a maximização da experiência do usuário, chegando mais próximo da total democratização do acesso à cultura brasileira por todos do país, ponto reforçado pela ministra ao afirmar: “A Tela Brasil representa um avanço fundamental na democratização do acesso ao audiovisual brasileiro. Estamos garantindo que a população tenha acesso gratuito à nossa produção cultural, valorizando a diversidade, a memória e a potência criativa do país”  

 

O catálogo inicial combina obras financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) com acervo de instituições do Sistema MinC. No momento, Tela Brasil só pode ser acessado por browser, mas há promessas de um aplicativo para Android e IOS nos próximos 30 dias. O site em sí foi desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL)

Acesse o Tela Brasil:
https://telabrasil.cultura.gov.br/

 

Fontes:
BRASIL. Ministério da Cultura. Tela Brasil, a plataforma pública de streaming, começa a funcionar neste sábado, 30. Portal Gov.br, 30 maio 2026. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/tela-brasil-a-plataforma-publica-de-streaming-comeca-a-funcionar-neste-sabado-30. Acesso em: 1 jun. 2026. 


TECNOLOGIA E CLASSE (TECLAS). TELA BRASIL: O STREAMING FEDERAL E GRATUITO DE FILMES BRASILEIROS. YouTube, dia mês ano de publicação. Disponível em: https://youtu.be/VodKB4rkNxc?si=W_rvQToQgTDszu9z. Acesso em: 1 jun. 2026. 


Texto e pesquisa por Paulo Lorenzo Villela

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Sex
17/Abr
Portais - Farol Santander São Paulo apresenta “Portais”, nova exposição de Nina Pandolfo
Saiba mais
Qua
01/Jul
Not Samo 26 - A Galeria 18 apresenta a edição 2026 da NOT SAMO, projeto que reúne artistas selecionados por meio do edital anual realizado pela galeria. Nesta edição, as mais de 530 inscrições, provenientes de 9 países, resultaram na seleção de 29 artistas cujos trabal
Saiba mais
Sáb
04/Jul
Micélio, entre o fim e o começo de tudo. - Mostra celebra a trajetória da artista com obras que investigam o micélio como metáfora poética.
Saiba mais
Ter
07/Jul
Festival Ciclocaravana - Festival Ciclocaravana une arte, mobilidade e sustentabilidade no Vale do Paraiba
Saiba mais
Qui
09/Jul
Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café -Jérôme Poignard apresenta a nova exposição 'Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café', no Bar dos Descasados do Hotel Santa Teresa MGallery
Saiba mais
Sáb
11/Jul
Território de passagem - Exposição inédita Território de passagem traz ao MIS a primeira individual de Ruchita em São Paulo Com curadoria de Brunno Almeida Maia e direção de arte e expografia de Leandro Leão, a mostra reúne videoartes e séries fotográficas, além de ativações
Saiba mais
Qui
16/Jul
DOBRA, por Breno Góes - Preparando o seu terceiro álbum “DOBRA” o compositor e cantor mostra o repertório baseado nos seus últimos singles
Saiba mais