Carregando... aguarde
Tesouros das coleções dos Duques de Gloucester e dos Condes de Harewood - Guia das Artes
Tesouros das coleções dos Duques de Gloucester e dos Condes de Harewood
Tesouros das coleções dos Duques de Gloucester e dos Condes de Harewood
Insights fascinantes da história da Família Real Britânica em uma venda de objetos pertencentes a dois dos filhos do rei George V e da rainha Mary.
inserido em 2019-12-10 13:05:13
Conteúdo

 

Insights fascinantes da história da Família Real Britânica em uma venda de objetos pertencentes a dois dos filhos do rei George V e da rainha Mary.

Em 13 de dezembro, um leilão especial em Londres oferece visões fascinantes dos mundos particulares de Sua Alteza Real, a Princesa Mary, a Princesa Real e a Condessa de Harewood (1897-1965), e seu irmão mais novo, Sua Alteza Real, o Príncipe Henry, Duque de Gloucester. (1900-1974).

A propriedade dos descendentes de suas majestades, o rei George V e a rainha Mary, compreende 317 lotes no total, com estimativas que variam de £ 300 a £ 100.000. Desses lotes, 237 são da coleção dos Duques de Gloucester; outros 80 vêm da coleção dos condes de Harewood.

Harewood House, em Yorkshire, é a sede da família Lascelles e uma das maiores casas imponentes da Grã-Bretanha. Além de itens da princesa Mary, condessa de Harewood, a venda inclui itens acumulados por gerações da família, desde o construtor de Harewood, Edwin Lascelles, 1º Baron Harewood (1713-95) até George Lascelles, 7º conde de Harewood (1923-2011), filho mais velho da princesa Mary. Aqui, apresentamos os destaques selecionados.

Esses seis padrões reais pertenciam à princesa Mary, princesa Royal e condessa de Harewood. A princesa Victoria Alexandra Alice Mary nasceu em York Cottage, Sandringham, em 25 de abril de 1897, o terceiro filho e filha única do duque e da duquesa de York (mais tarde rei George V e rainha Mary). Ela foi casada com Lord Lascelles (1882-1947) na Abadia de Westminster em 28 de fevereiro de 1922 - o primeiro casamento real a ser coberto pelas notícias de Pathé.
Segundo seu rótulo, esta escultura em pera do brasão real hanoveriano foi criada para o rei George III e possivelmente adquirida mais tarde pela rainha Mary (1867-1953) e entregue à sua única filha, princesa Mary, os príncipes reais, condessa de Harewood . A escultura é atribuída a Thomas e George Seddon, que detinham o mandado real como marceneiros e estofadores desde 1832.

Após a morte do 5º Conde de Harewood, em outubro de 1929, a princesa Mary e seu marido se mudaram para a Harewood House, a sede de Lascelles em Yorkshire, construída por Edwin Lascelles (1712-1795).

A casa é famosa pelos esplêndidos móveis fornecidos por Thomas Chippendale, que nasceu na vizinha Otley. As coleções de Harewood, que incluíam este casuar taxibernada, haviam sido significativamente enriquecidas em 1916, quando Hubert de Burgh-Canning, 2º marquês de Clanricarde (1832-1916), deixou sua excelente coleção e considerável fortuna para o visconde Lascelles, seu sobrinho-neto.
Além de tio-avô de Henry Lascelles, Hubert de Burgh-Canning também era neto de George Canning (1770-1827), que havia servido brevemente como primeiro-ministro britânico no início do século XIX. Seu legado não só permitiu que seu bisneto comprasse a palaciana Chesterfield House como sua casa em Londres, mas também se tornasse um dos colecionadores mais importantes dos Velhos Mestres de sua geração.

Talvez seja também isso que despertou o interesse de Lord Harewood na carreira de George Canning, pois ele é conhecido por ter adquirido vários itens de Canning no mercado de arte na primeira parte do século XX, incluindo este estudo de Thomas Lawrence.

George Canning (1770-1827) foi um estadista conservador que serviu duas vezes como secretário de Relações Exteriores britânico antes de se tornar primeiro ministro nos últimos quatro meses de sua vida. O legado de Clanricarde incluía muitos objetos que haviam passado dos Cannings por uma linha feminina, incluindo essas três caixas de expedição de couro preto e duas de propriedade do ex-político.
O príncipe Henry William Frederick Albert nasceu em 31 de março de 1900 e foi o último príncipe real a ser fotografado no colo de sua bisavó, a rainha Vitória. Esta magnífica caixa de rapé é obra do Royal Jeweller Garrard and Company e comemora a coroação de seu pai, o rei George V, em 1911. a caixa de rapé possivelmente foi dada a ele por seus pais na ocasião de sua coroação.
Depois de estudar em Eton e no Royal Military College em Sandhurst, o príncipe Henry ingressou mais tarde no 10º Royal Hussars. Em 1925, ele foi nomeado Conselheiro Privado e, nos próximos anos, passou a representar quatro monarcas em diversas ocasiões estaduais.

Em maio de 1929, pouco depois de ser duque de Gloucester, ele visitou o Japão como representante de seu pai, rei George V (1865-1936), a fim de investir o imperador Hirohito do Japão (1901-1989) com a Ordem da Liga. Esta caixa de cigarro foi apresentada ao príncipe Henry por um membro da família real japonesa. É provável que ele tenha adquirido essa caixa de acessórios de laca japonesa durante a mesma viagem.

O príncipe Henry foi, como seu pai, um tiro excelente; o rei, que não era conhecido por elogiar, certa vez observou que havia disparado em uma galinhola para a direita e para a esquerda, um feito "que não é feito com frequência". A tampa articulada nesta caixa de cartucho Purdey & Sons é gravada com ‘H.R.H. O DUQUE DE GLOUCESTER / X.R.H. 'O X.R.H. monograma é para o seu regimento, o 10º Hussardos Reais.

Em 12 de fevereiro de 1868, o príncipe de Gales, que mais tarde se tornou rei Edward VII, concedeu a James Purdey, fabricante de armas e fuzis, seu mandado real de nomeação. Uma década depois, a rainha Victoria atribuiu um mandado real a Purdey, como todos os monarcas britânicos desde então.
Este par de poltronas de mogno George III é originalmente de um conjunto de oito, dado como presente de casamento da cidade de Glasgow ao príncipe Henry, duque de Gloucester e sua noiva, Lady Alice Montagu-Douglas-Scott, em 1935.

Lady Alice era filha do amigo de longa data do rei, o sétimo duque de Buccleuch, e irmã do amigo mais próximo do príncipe, lorde William Scott. O bordado em seus assentos bordados, que retratam criaturas e folhagens, foi feito pela duquesa de Gloucester (1901-2004), que ficou conhecida como princesa Alice após a morte do duque em 1974. Uma das cadeiras foi assinada e datada no costura 'Alice 1937'.
O duque e a duquesa de Gloucester tiveram dois filhos: o príncipe William de Gloucester (1941-1972) e o príncipe Richard (nascido em 1944). Este último, que sucedeu seu pai como Duque de Gloucester, pendurou o papel de parede na casa desta boneca para suas filhas, Lady Davinia e Lady Rose.

Os assistentes reais retratados nessas sete miniaturas de retratos incluem Edward VII (canto inferior direito); Príncipe Cristão de Schleswig-Holsten (1831-1917) (canto superior esquerdo); Rainha Maria (1867-1953) (meio); e a rainha Alexandra (1844-1925), vestida para o casamento de Connaught-Fife (centro inferior), realizado em 1913. A moldura de prata chapeada (canto superior direito), entretanto, contém quatro mechas de cabelo.
O primeiro parlamento federal da Austrália foi aberto pelo príncipe George, duque de Cornwall e York, que mais tarde se tornou o rei George V, no Melbourne Exhibition Building em 9 de maio de 1901. Esta medalha comemorativa de ouro foi apresentada à sua irmã mais nova, a princesa Victoria Alexandra (1868- 1935), o quarto filho do rei Eduardo VII (1841-1910) e da rainha Alexandra (1844-1925) e, em seguida, de presente ou descida à sobrinha, princesa Mary, princesa Royal, condessa de Harewood.

Fonte:https://www.christies.com/features/Treasures-from-the-Collections-of-The-Dukes-of-Gloucester-and-The-Earls-of-Harewood-10226-1.aspx?sc_lang=en&cid=EM_EMLcontent04144B01B_0&cid=DM357931&bid=200678754#FID-10226

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais