Carregando... aguarde
Shodô, a arte da caligrafia japonesa, destaca busca pela perfeição, como no esporte - Guia das Artes
Shodô, a arte da caligrafia japonesa, destaca busca pela perfeição, como no esporte
Shodô, a arte da caligrafia japonesa, destaca busca pela perfeição, como no esporte
Série do Bom Dia Brasil vai mostrar como tradições e artes japonesas têm conexão com o esporte. Shodô abre a série com quatro episódios
inserido em 2021-07-14 19:14:58
Conteúdo

 

Dentre tantas artes e tradições japonesas, o shodô é um dos mais antigos e conhecidos mundialmente.

Para atingir a perfeição e se tornar um mestre na arte da caligrafia feita com pincel, é preciso muita paciência e persistência.

- "Sho" significa escrita e "dô" é caminho. Então significa caminho da escrita. Essencial é a disciplina pra dar continuidade nos estudos. Além de concentração pra poder escrever, fazer os traçados corretamente e, principalmente o treino - conta Elcio Yokoyama, arquiteto e mestre nesta arte, que estudou por mais de 25 anos.

Ou seja: tudo a ver com o esporte. Álvaro FIlho, do vôlei de praia, e Hebert Conceição, do boxe, se identificaram com o shdô. Representantes do Brasil nas Olimpíadas, eles receberam presentes escritos por Elcio, com as palavras "vitória" e "sucesso".

Hebert Conceição com os quadros das palavras

Hebert Conceição com os quadros das palavras "shouri" (vitória) e seiko (sucesso) — Foto: Reprodução

 

- Tem mesmo tudo a ver com o esporte. Você abdica de várias coisas - de família, de vida pessoal, para se dedicar única e exclusivamente ao esporte pra poder, um dia, comemorar uma medalha olímpica, um campeonato mundial - diz Hebert, que foi medalha de prata no Pan de Lima e bronze no Mundial na categoria até 75 quilos.

Álvaro Filho, que vai estrear em Olimpíadas ao lado do experiente Alisson, concorda.

- Quando recebi o presente fui pesquisar o que significavam as palavras, e têm muito a ver com a vida do esportista. Inclusive tem uma palavra em japonês que eu gosto muito também “ganbatte” (significa "faça seu melhor")... não sei se a pronúncia está certa, mas fala exatamente dessa questão da perseverança, né?

Então, vitória e sucesso para os dois. Com o desejo de acrescentar mais uma palavra aí: "medalha"!

Vídeo da série no link da fonte.

 

Fonte: Globo Esporte

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais