Carregando... aguarde
Sarcófago de Nedjemankh volta ao Egito após ter sido roubado em 2011 - Guia das Artes
Sarcófago de Nedjemankh volta ao Egito após ter sido roubado em 2011
Sarcófago de Nedjemankh volta ao Egito após ter sido roubado em 2011
O sarcófago do sacerdote Nedjemankh, roubado no Egito em 2011, o ano do levantamento contra o presidente Hosni Mubarak, voltou ao Cairo, onde foi apresentado nesta terça-feira.
inserido em 2019-10-03 18:42:43
Conteúdo

O sarcófago do sacerdote Nedjemankh, roubado no Egito em 2011, o ano do levantamento contra o presidente Hosni Mubarak, voltou ao Cairo, onde foi apresentado nesta terça-feira.

O imponente sarcófago dourado fabricado para Nedjemankh, o sacerdote do deus com cabeça de carneiro Heryshef, foi comprado em 2017 por um dos museus mais prestigiosos do mundo, o Met de Nova York, mas uma investigação estabeleceu que havia sido roubado no Egito em 2011.

O objeto, fabricado entre os anos 150 e 50 antes da era cristã, foi apresentado em uma urna transparente no museu nacional da civilização egípcia, no Cairo.

“Estou contente por recuperarmos essa peça”, disse à imprensa o secretário-geral do Conselho Supremo Egípcio de Antiguidades, Mostafa Waziri, e explicou que serão realizados trabalhos de restauração e conservação.

 
 

O encarregado de negócios americano no Cairo, Thomas Goldberger, que participou da cerimônia, disse estar “muito contente” com o retorno do objeto ao Egito e com a cooperação com as autoridades do país.

Depois de transitar por Dubai, Alemanha e Paris, o sarcófago de quase 1,80 metro foi vendido ao Met por 3,5 milhões de euros (cerca de 4 milhões de dólares) por um negociante de arte francês cuja identidade não foi revelada.

Uma investigação conjunta das autoridades de Estados Unidos, Alemanha e França estabeleceu que o objeto foi roubado no Egito em 2011, o que em fevereiro de 2019 levou o Met a encerrar antes do previsto uma exposição onde estava exposto.

 
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Dom
27/Out
Ameríndios do Brasil – A Antropologia da Beleza - O universo dos povos indígenas do Xingu sob o olhar de Renato Soares, em exposição no Rio de Janeiro. Até 18 de fevereiro!
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais