Carregando... aguarde
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão - Guia das Artes
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão
Musa da obra, Olimpia Pamphilli foi uma das mulheres mais influentes de Roma no século 17
inserido em 2019-07-02 21:07:58
Conteúdo


Uma pintura de Diego Velázquez que estava perdida há quase 300 anos foi redescoberta e agora vai a leilão com valor estimado entre € 2 milhões e  € 3 milhões. É um retrato de Olimpia Maidalchini Pamphilli, conhecida como uma das mulheres mais poderosas e influentes de Roma no século 17.

A pintura, da qual não se tinha notícias desde 1724, além de rumores de que já poderia ter sido destruída, chegou à casa de leilões Sotheby’s de Amsterdã há um ano e meio. Desde então, ela vem sendo avaliada por especialistas, que enfim atestaram sua autenticidade.

O "Retrato de Olimpia Maidalchini Pamphilli" será leiloado no dia 3 de julho pela Sotheby's de Londres. A venda ainda terá pinturas de Thomas Gainsborough, Sandro Botticelli e John Constable, entre outros.

“Velázquez é um dos titãs absolutos da Europa e da arte mundial. Este retrato é inquestionavelmente do interesse de eruditos e de admiradores de Velázquez ou semelhantes”, disse um especialista da casa de leilões, James Macdonald, ao jornal britânico The Guardian.

Além da importância de Velázquez, barroco de Sevilha que foi o principal retratista da corte espanhola e um dos grandes nomes do século 17, há a história da mulher retratada.

Olimpia Pamphilli era cunhada, amante e principal conselheira do papa Inocêncio 10º, tratada como “papisa”, tamanha era sua influência sobre as decisões da Igreja.

“Muitos dos cardeais estavam horrorizados com ela. Chamavam-na de ‘puta’ abertamente e eram conscientes de que ela compartilhava o leito com Inocêncio 10º. Mas as mulheres a adoravam. Tinha admiradoras que iam a Roma para aclamá-la toda vez que passava com sua carruagem”, disse à BBC a historiadora americana Eleanor Herman, que escreveu o livro “Mistress of the Vatican” (amante do Vaticano).

Ao Guardian, a escritora descreveu Olimpia como uma “rockstar barroca”, dizendo que ela era uma feminista que conseguiu comandar uma instituição —a Igreja Católica— “na qual as mulheres não tinham nenhum tipo de poder”. “Eles não conseguiam acreditar que uma mulher de origens modestas pudesse ter chegado tão alto."

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Qui
07/Nov
EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES” - O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX.
Saiba mais
Qua
13/Nov
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais