Carregando... aguarde
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão - Guia das Artes
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão
Retrato de Velázquez da 'amante do Vaticano' é redescoberto e vai a leilão
Musa da obra, Olimpia Pamphilli foi uma das mulheres mais influentes de Roma no século 17
inserido em 2019-07-02 21:07:58
Conteúdo


Uma pintura de Diego Velázquez que estava perdida há quase 300 anos foi redescoberta e agora vai a leilão com valor estimado entre € 2 milhões e  € 3 milhões. É um retrato de Olimpia Maidalchini Pamphilli, conhecida como uma das mulheres mais poderosas e influentes de Roma no século 17.

A pintura, da qual não se tinha notícias desde 1724, além de rumores de que já poderia ter sido destruída, chegou à casa de leilões Sotheby’s de Amsterdã há um ano e meio. Desde então, ela vem sendo avaliada por especialistas, que enfim atestaram sua autenticidade.

O "Retrato de Olimpia Maidalchini Pamphilli" será leiloado no dia 3 de julho pela Sotheby's de Londres. A venda ainda terá pinturas de Thomas Gainsborough, Sandro Botticelli e John Constable, entre outros.

“Velázquez é um dos titãs absolutos da Europa e da arte mundial. Este retrato é inquestionavelmente do interesse de eruditos e de admiradores de Velázquez ou semelhantes”, disse um especialista da casa de leilões, James Macdonald, ao jornal britânico The Guardian.

Além da importância de Velázquez, barroco de Sevilha que foi o principal retratista da corte espanhola e um dos grandes nomes do século 17, há a história da mulher retratada.

Olimpia Pamphilli era cunhada, amante e principal conselheira do papa Inocêncio 10º, tratada como “papisa”, tamanha era sua influência sobre as decisões da Igreja.

“Muitos dos cardeais estavam horrorizados com ela. Chamavam-na de ‘puta’ abertamente e eram conscientes de que ela compartilhava o leito com Inocêncio 10º. Mas as mulheres a adoravam. Tinha admiradoras que iam a Roma para aclamá-la toda vez que passava com sua carruagem”, disse à BBC a historiadora americana Eleanor Herman, que escreveu o livro “Mistress of the Vatican” (amante do Vaticano).

Ao Guardian, a escritora descreveu Olimpia como uma “rockstar barroca”, dizendo que ela era uma feminista que conseguiu comandar uma instituição —a Igreja Católica— “na qual as mulheres não tinham nenhum tipo de poder”. “Eles não conseguiam acreditar que uma mulher de origens modestas pudesse ter chegado tão alto."

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais