Carregando... aguarde
Onde ler os cadernos online de Leonardo da Vinci: um resumo dos manuscritos digitalizados do homem da Renascença - Guia das Artes
Onde ler os cadernos online de Leonardo da Vinci: um resumo dos manuscritos digitalizados do homem da Renascença
Onde ler os cadernos online de Leonardo da Vinci: um resumo dos manuscritos digitalizados do homem da Renascença
inserido em 2021-05-13 19:15:04
Conteúdo

 

Da mão de Leonardo da Vinci vieram a Mona Lisa e A Última Ceia, entre outros objetos de arte de intensa reverência e até adoração. Mas, para entender a mente de Leonardo da Vinci, é preciso mergulhar em seus cadernos. Totalizando cerca de 13.000 páginas de notas e desenhos, eles registram algo de cada aspecto da vida intelectual e diária do homem da Renascença: estudos para obras de arte, projetos para edifícios elegantes e máquinas fantásticas, observações do mundo ao seu redor, listas de seus mantimentos e seus devedores . Com a intenção de sua publicação final, Leonardo deixou seus cadernos para seu aluno Francesco Melzi, que, meio século depois, quase morreu pouco depois.

Na ausência de um administrador adequado, os cadernos de notas de Leonardo se espalharam pelo mundo. Seis séculos depois, suas páginas remanescentes constituem uma série de códices em posse de entidades como a Biblioteca Ambrosiana, o Museu Britânico, o Institut de France e Bill Gates.


Nos últimos anos, eles e suas organizações colaboradoras têm se esforçado para abrir os cadernos de Leonardo para o mundo, digitalizando-os, traduzindo-os e organizando-os para uma navegação conveniente na web. Aqui no Open Culture, apresentamos anteriormente o Codex Arundel disponibilizado ao público pela British Library, o Codex Atlanticus pela Visual Agency e o Codex Forster de três partes do Victoria & Albert Museum.

Outras coleções de cadernos de Leonardo disponibilizados para visualização online incluem os Códices de Madrid na Biblioteca Nacional de España, o Codex Trivulzianus no Archivo Storico Civico e Biblioteca Trivulziana e o Codex on the Flight of Birds no Smithsonian National Air and Space Museum. (Publicado como um livro autônomo, seu Tratado sobre Pintura está disponível para download no Project Gutenberg.) Mesmo assim, muitas das páginas que Leonardo escreveu ainda não chegaram à internet e, mesmo quando o fazem, gerações de trabalhos interpretativos - muito além de reverter sua “escrita espelhada” - certamente permanecerá. Por mais que a humanidade só agora esteja colocando algumas de suas invenções à prova, a publicação completa de seus cadernos continua sendo um trabalho em andamento. O próprio Leonardo certamente entenderia: afinal, não se pode cultivar uma mente como a dele sem paciência.

 

Fonte: Open Culture

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais